Comércio

Black Friday terá participação de 60% dos consumidores; homens irão gastar mais, revela Picodi

16 nov 2018, 15:55 - atualizado em 16 nov 2018, 15:56

A mais nova edição da Black Friday, que ocorre na próxima sexta-feira (23), está chegando. Boa parte dos consumidores já começou a economizar para aproveitar as promoções. De acordo com a pesquisa realizada durante os dias 25 e 31 de outubro de 2018 pela Picodi, empresa de e-commerce que disponibiliza cupons de desconto para lojas online, 60% dos entrevistados vão participar da Black Friday, sendo que 64% deles já estão guardando parte de suas economias para a ocasião.

Por conta da crise, 30% dos consumidores pretendem usar o crédito ou pagar parcelado pelas compras. Visto o atual cenário de retração da economia brasileira, somente 6% declararam que conseguem comprar na hora com o salário que ganham.

Perfil do consumidor

Utilizando estatísticas de 2017 e comparando o número de acessos no site da empresa de uma sexta-feira regular com as visitas da Black Friday, a Picodi chegou à conclusão de que o maior aumento pelas compras online foi entre pessoas acima de 55 anos. Houve mais de 610% de usuários com essa idade durante a Black Friday em comparação a um dia normal. Os usuários mais jovens, entre 18 e 24 anos, cresceram 522%.

Nessa nova pesquisa de 2018, estima-se que os homens, em média, irão gastar R$ 289, R$ 31 a mais do que as mulheres. 53% dos usuários pretendem comprar pelo computador, enquanto 46% optarão por usar smartphones e 1% tablets.

Quanto e o que comprar?

Dados da pesquisa ainda revelam que 41% compram impulsivamente. A maioria – 59% – pesquisa e escolhe os produtos que deseja comprar na data. 48% dos entrevistados costumam comprar de dois a três produtos. A parcela dos consumidores que escolhem comprar mais de cinco produtos representa 20%.

Devido à aproximação do Natal que, juntamente com a Black Friday, é a data mais representativa do ano para o comércio varejista, 19% dos consumidores pretendem comprar presentes no dia 23 para amigos ou família. Ainda assim, 73% dos participantes questionados comprarão produtos para uso próprio, enquanto 48% irão se limitar a compras de acessórios para casa.

Confiabilidade

Apesar de todo ano surgirem rumores quanto a promoções fictícias e propaganda enganosa, a maioria das pessoas entrevistadas – 61% – acredita ser possível achar descontos verídicos. Os que não confiam nos descontos oferecidos pelas lojas – desconto médio de 57%, de acordo com o levantamento realizado pela Picodi no ano passado – representam 39%.

Para mais dicas, descontos e informações sobre a Black Friday, acesse o link da Picodi.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.