Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

BNC: o que o Twitter nos mostra sobre a indústria de criptoativos?

11/05/2020 - 16:14
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
bnc twitter
O Twitter possui uma das maiores comunidades ativas de cripto. A Brave New Coin (BNC) analisa e extrai destaques diários sobre 60 criptoativos após processar 34 milhões de tuítes diários (Imagem: Crypto Times)

Em média, a cada segundo, cerca de 6 mil tuítes são publicados, correspondendo a mais de 350 mil tuítes por minuto, 500 milhões de tuítes por dia e cerca de 200 bilhões de tuítes por ano.

A Brave New Coin (BNC) analisa esses dados e identifica tuítes relacionados aos 60 principais ativos, classificados por capitalização de mercado. Após limpar e filtrar os dados, existem, em média, 235 mil tuítes por dia em relação a esses ativos.

Distribuição de criptoativos por volume de tuítes (Imagem: Brave New Coin)

Bitcoin é o principal criptoativo no Twitter. Uma média de 32 mil usuários publica cerca de 72 mil tuítes por dia sobre bitcoin, o que totaliza cerca de 33% das publicações relacionadas a cripto na plataforma.

A recompensa por bloco na rede é reduzida pela metade a cada 210 mil blocos e acontece a cada quatro anos.

Dez notícias para entender o halving do Bitcoin

Desde janeiro, houve um aumento surpreendente nos tuítes sobre a iminente redução na recompensa por bloco, conforme a comunidade cripto aguarda ansiosamente pelo próximo halving da rede Bitcoin e seu impacto no preço do bitcoin.

Tuítes relacionados ao halving do Bitcoin

Contagem de tuítes/usuários que mencionam o halving do Bitcoin – de abril de 2019 a abril de 2020 (Imagem: Brave New Coin)

– O número de tuítes relacionados ao halving do Bitcoin antes de novembro de 2019 era bem estável, com uma média de 8.191 tuítes por mês.

– Houve um aumento contínuo no número de tuítes relacionados ao assunto a cada mês desde novembro.

– Havia 88.310 tuítes contendo termos relacionados ao halving em abril, que era um aumento de 131% em comparação ao mês de março.

– Houve um aumento de 76% no número de usuários.

Há um aumento significativo no número de tuítes e usuários únicos publicando sobre o halving do bitcoin em uma base mensal. Vamos observar melhor os dados diários dos últimos seis meses, de novembro de 2019 a abril de 2020.

Contagem de tuítes/usuários que mencionam o halving do Bitcoin – de novembro de 2019 a abril de 2020 (Imagem: Brave New Coin)

– Aumentos significativos começaram a aparecer em março enquanto que, em abril, houve aumentos extremos.

– Em abril, houve dois aumentos significativos.

– No dia 8 de abril, houve um aumento de 43% em comparação ao dia anterior.

– No dia 30 de abril, houve um aumento de 56%.

Abril parece ter sido o mês mais significativo, em que o maior número de pessoas publicaram tuítes relacionados ao halving. Usando Processamento de Linguagem Natural e Aprendizado de Máquina, a BNC categorizou os tuítes e associou um sentimento a eles.

No gráfico abaixo, duas categorias foram excluídas: Robôs e Promoção. Cinco categorias foram analisadas: Técnica, On-Chain, Opinião, Macro e Ataques.

opinião: tuítes com palavras de “opinião”, mas com pouco discernimento teórico;

técnico: tuítes de análise técnica;

on-chain: tuítes de assuntos sobre mineração, taxa de hash, estoque sobre fluxo (stock-to-flow) etc.;

anúncios: tuítes promocionais, geralmente ligados a corretoras e empresas do setor de cripto;

robôs: tuítes não enviados por humanos e geralmente ligados a golpes e brindes;

macro: tuítes de governos, grandes bancos e instituições parecidas;

ataques: tuítes discutindo invasões ou problemas na bifurcação de redes.

Sentimento positivo/negativo diário durante o mês de abril sobre tuítes que mencionaram o halving do Bitcoin no mês de abril.

– O gráfico mostra um sentimento razoavelmente positivo em abril, em que 52% foi positivo e 47% foi negativo.

– No último dia de abril, houve um aumento significativo na porcentagem de tuítes negativos, com uma proporção de 80% a 20%.

– O último dia do mês teve o maior número de tuítes negativos sobre o halving do Bitcoin.

Principais assuntos discutidos no dia 30 de abril

O último dia de abril teve o maior número de tuítes negativos sobre o halving do bitcoin. Vamos analisar quais foram os principais assuntos naquele dia. Os tópicos foram escolhidos com base na frequência de palavras em tuítes individuais de usuários únicos.

(Imagem: HighCharts.com)

O tamanho da bolha se refere à contagem de usuários. Bolhas maiores significam mais tuítes com cada palavra. Aqui, podemos ver que grande parte dos assuntos abordados são relacionados ao preço do bitcoin.

Para análises aprofundadas de redes sociais sobre um evento sobre criptoativos, cadastre-se para obter mais análises diárias da BNC.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 11/05/2020 - 16:22