Agenda do Dia

Boletim Focus e reunião entre Lula, Haddad e Tebet para discutir fiscal; confira a agenda desta segunda (17)

17 jun 2024, 8:38 - atualizado em 17 jun 2024, 8:38
haddad lula boletim focus agenda segunda 17
Além de piora com expectativa para queda da inflação, segundo o Boletim Focus, fiscal continuará no radar, com reuniões entre Haddad e Lula (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

A semana promete continuar difícil para o cenário econômico e político no Brasil.

Na semana passada, a discussão envolvendo a Medida Provisória (MP) do PIS/Cofins, e sua devolução, movimentou o noticiário, gerando questionamentos sobre o quão perto o governo está de cumprir as metas fiscais para o ano, em uma tentativa de atingir o déficit fiscal zero e alcançar o superávit nos próximos anos.

Nesta segunda (17), os embates permanecem. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá uma reunião com Rui Costa, ministro da Casa Civil, Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento, Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e, claro, Fernando Haddad, do Ministério da Fazenda.

Haddad esteve no centro das discussões recentes, com sua fala de que, em um primeiro momento, não havia “plano B” à restrição do uso de créditos do PIS/Cofins. Posteriormente, e ao lado de Tebet, ele reafirmou o compromisso em buscar o equilíbrio nas contas públicas, procurando possíveis alternativas para alcançar esse objetivo.

Também, há rumores de que Rui Costa está em atrito com Haddad também com relação à agenda econômica, dando continuidade às discussões ocorridas à época da demissão de Jean Paul Prates, ex-CEO da Petrobras (PETR4).

Na agenda do presidente, é prevista também o acompanhamento da cerimônia de assinatura de um contrato que destina R$ 318,5 milhões do Fundo Amazônia para o Plano Amazônia: Segurança e Soberania (AMAS).

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, “além de investimento nos profissionais de segurança federais e locais, as ações de inteligência e fiscalização serão reforçadas a partir da aquisição e do aluguel de equipamentos para enfrentar o crime organizado, como helicópteros de médio porte, lanchas blindadas e viaturas”.

Confira a agenda do presidente Lula desta segunda-feira (17)

Horário Programação Local
09h00 Reunião com Rui Costa, Fernando Haddad, Randolfe Rodrigues e outros participantes Palácio do Planalto
10h30 Reunião com Rui Costa, Fernando Haddad, Simone Tebet e Esther Dweck Palácio do Planalto
14h40 Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Wellington César Lima Palácio do Planalto
15h00 Cerimônia de Assinatura de Contrato entre BNDES e MJSP para destinação de recursos do Fundo Amazônia a ações de fortalecimento do “Plano Amazônia: Segurança e Soberania – AMAS” Palácio do Planalto
16h00 Ministro da Fazenda, Fernando Haddad Palácio do Planalto

Economia

No Brasil, o destaque econômico fica para a divulgação do Relatório Focus Semanal.

Na semana passada, os economistas ouvidos pelo Banco Central voltaram a revisar as projeções de inflação para este ano, elevando suas expectativas para a inflação, passando de alta de 3,88% para 3,90%.

Esta semana, a expectativa para a inflação medida pelo IPCA passou para 3,96%. Para a taxa de juros Selic as expectativas também não são boas, com os economistas prevendo encerramento em 10,50%.

Enquanto isso, o IGP-10, taxa que mede a variação dos preços de produtos e serviços, apresentando redução dos anteriores 1,1% para 0,8%.

Confira a agenda econômica desta segunda-feira (17)

Horário País Indicador
Argentina Feriado
07h00 Zona do Euro Encontro do Eurogrupo
08h00 Brasil IGP-10 (Junho)
08h25 Brasil Relatório Focus (Semanal)
09h30 EUA Índice Empire State de Atividade Industrial (Junho)
10h15 Brasil Monitor do PIB (Abril)

Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin