Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Bradesco, Itaú, XP, BTG e Inter: mercado financeiro cresce e está contratando

18/04/2021 - 14:00
Empregos-Vagas
Mas para aproveitar a onda não tem jeito: é preciso se qualificar (Imagem: Pixabay)

Um estudo realizado pelo Linkedin mostrou o que muitos já desconfiavam: o mercado financeiro foi um dos que mais cresceram entre abril e outubro de 2020 e é uma das principais tendências para quem quer trabalhar em 2021.

O setor ficou na oitava colocação, com o crescimento, principalmente, das contratações na área de investimentos.

Se por um lado as vagas operacionais perdem posto para a automação de processos, as instituições financeiras estão à procura de mão de obra especializada. E, de quebra, os salários são altos – segundo o Guia Salarial 2021 da consultoria global de recursos humanos Robert Half, os contratados recebem pagamentos a partir de R$ 7,9 mil por mês.

Mas para aproveitar a onda não tem jeito: é preciso se qualificar, aponta o CEO do Grupo EMB e economista Fabio Louzada, cocriador do Programa Advisor de Alta Performance (PAAP).

Espera-se que a legalização das apostas esportivas seja muito significativa aos impostos

“O mercado precisa de especialistas e assessores de investimentos que tenham, além de certificações como CEA e Ancord, conhecimento específico sobre produtos financeiros, domínio de habilidades técnicas e comerciais para prestar o atendimento que o investidor quer e precisa. Hoje o cliente tem acesso livre à informação, é inadmissível que ele seja atendido por alguém que saiba tanto quanto ou menos sobre investimentos”, afirma.

Só a XP recrutou 500 novos assessores de investimentos em outubro de 2020. O Itaú (ITUB4) anunciou que planeja contratar 1.700 especialistas em investimentos até 2022.

“A maré alta de vagas é reflexo do aumento do interesse do brasileiro sobre como investir mais e melhor os seus investimentos, para proteger seu patrimônio e ter segurança em momentos de incertezas, como na pandemia”, aponta a startup de educação Eu me Banco.

Bradesco
O Bradesco fica um pouco atrás no volume de contratações devido a cultura do banco de valorizar os times internos (Imagem: REUTERS/Pilar Olivares)

Bancões

O Santander (SANB11) prevê a abertura de vagas na área de investimentos e pretende aproveitar os contratados atuais em cargos de especialistas nos escritórios recentemente abertos.

“O Santander e o Itaú estão bem acelerados em relação a essas contratações, são bancos quem vem sofrendo a alguns anos com desfalques importantes no que diz respeito a resgates vindos principalmente de corretoras”, analisa o head da EMB Carreiras, o consultor de carreiras Ronaldo Cerqueira.

Já o Bradesco (BBDC3) fica um pouco atrás no volume de contratações devido a cultura do banco de valorizar os times internos e da crescente cobrança para que os profissionais tirem certificações financeiras.

Mesmo assim, segundo Ronaldo Cerqueira, já surgiram as primeiras contratações depois de um período de congelamento.

“Muitas pessoas aprovadas em antigos processos seletivos começaram a ser chamadas, e com base no perfil das vagas fica claro que o foco é turbinar a área de investimentos”.

Modalmais
O banco de investimento Modal figura entre os grandes empregadores do setor, com contratações voltadas também para a área de experiência do cliente (Imagem: Facebook/modalmais)

Não acabou por aí

Outros bancos menores e startups também engrossam as contratações para reforçarem seus times e crescerem.

O Banco Inter (BIDI11) está estruturando o seu portfólio de produtos de investimentos e prospecta profissionais com certificação CEA (Certificação ANBIMA de Especialistas em Investimento) para elevar a régua no atendimento qualificado aos investidores de média e alta renda.

O banco de investimento Modal figura entre os grandes empregadores do setor, com contratações voltadas também para a área de experiência do cliente.

A XP Investimentos, destaque pelo volume de contratações em 2020, segue o plano de expansão no varejo e no segmento empresas e está contratando muitos profissionais egressos dos bancos, oferecendo salários e planos de remuneração variável interessantes para pessoas físicas e jurídicas.

Banco Safra
O Banco Safra, que lançou recentemente o seu banco digital, está contratando profissionais com experiência no mercado (Imagem: Reprodução/Banco Safra)

O BTG Pactual (BPAC11) aposta na tecnologia para melhorar a experiência do investidor em paralelo com o suporte de consultores gabaritados.

“O BTG pretende seguir como um dos maiores empregadores para quem quer trabalhar com investimentos. Dos alunos que ingressaram no PAAP no final de 2020, 11 foram contratados pelo banco, conhecido pelo seu processo seletivo exigente”, afirma Louzada.

O Banco Safra, que lançou recentemente o seu banco digital, está contratando profissionais com experiência no mercado, bons relacionamentos e expertise em prospecção não só em São Paulo, mas também em outras praças.

Apesar de não seguir a linha das demais instituições citadas, oMagazine Luiza (MGLU3) é outro empregador que os candidatos devem ficar de olho: depois de criar um grupo de consórcio para financiar a compra de máquinas agrícolas e criar um plano de vendas voltado para os drones agrícolas, a empresa está estreitando cada vez mais os laços com o mercado financeiro.

“O Magalu tem uma infraestrutura de fintechs de fazer inveja em muitos bancos!”, revela o consulto Ronaldo Cerqueira, que completa que tanto o Magalu quanto o Banco Carrefour são boas alternativas a médio prazo para quem trabalha no mercado financeiro.

Veja onde acessar para ver as oportunidades:

Vagas XP Investimentos

Vagas Itaú

Vagas Santander

Vagas Bradesco

Vagas Banco Inter

– Vagas BTG Pactual

Vagas Banco Safra

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Diana Cheng - 18/04/2021 - 19:34

Pela Web