Grãos

Brasil compra mais 30,8 mil toneladas de trigo HRW dos EUA; total no ano já supera 600 mil

11 set 2020, 11:40 - atualizado em 11 set 2020, 11:40
Trigo
Os EUA são o segundo principal fornecedor de trigo ao Brasil, atrás apenas da Argentina (Imagem:REUTERS/Pascal Rossignol)

Importadores brasileiros adquiriram mais 30,8 mil toneladas de trigo duro vermelho de inverno (HRW) dos Estados Unidos na última semana, elevando o total comprado deste produto norte-ameriano no ano para 603,9 mil toneladas, de acordo com dados do governo dos EUA nesta sexta-feira.

O volume se soma às 33,6 mil toneladas de trigo soft vermelho de inverno (SRW, na sigla em inglês) compradas no início de 2020 –o que eleva o total das aquisições do cereal dos EUA, portanto, a 637,5 mil toneladas, segundo dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês).

Os fornecedores de fora do Mercosul se beneficiaram depois que o Brasil estabeleceu em junho uma cota adicional de 450 mil toneladas para importar trigo de fora do bloco sem Tarifa Externa Comum (TEC) até novembro, o que elevou o volume anual isento de taxa para 1,2 milhão de toneladas.

Os EUA são o segundo principal fornecedor de trigo ao Brasil, atrás apenas da Argentina –no acumulado do ano até agosto, segundo o governo brasileiro, os argentinos forneceram 3,8 milhões de toneladas do cereal ao país, enquanto os norte-americanos foram responsáveis por 371 mil toneladas (produto desembarcado).

As importações do Brasil de janeiro a agosto também registram 143 mil toneladas do produto do Paraguai, 131 mil do Uruguai, 51,5 mil da Rússia e cerca de 50 mil do Canadá.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que o Brasil importará 6,7 milhões de toneladas de trigo em 2020, considerando todas as origens, em ano de consumo firme de derivados do cereal (como pães e massas), com muitas famílias preferindo alimentos de fácil preparo no isolamento decorrente da pandemia de coronavírus.

A colheita no principal produtor do Brasil, o Paraná, já foi iniciada, o que pode limitar algumas importações brasileiras.

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