Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Brasil registra 3.163 novas mortes por Covid-19 e total atinge 398.185

28/04/2021 - 19:49
Coronavírus Rio de Janeiro
O Brasil possui o segundo maior número de mortes por Covid-19 no mundo, abaixo apenas dos Estados Unidos (Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Brasil registrou nesta quarta-feira 3.163 novos óbitos em decorrência da Covid-19, o que eleva o total de vítimas fatais da doença no país a 398.185, informou o Ministério da Saúde.

Também foram contabilizados 79.726 novos casos de coronavírus, com o total de infecções no país avançando para 14.521.289, de acordo com a pasta.

O Brasil possui o segundo maior número de mortes por Covid-19 no mundo, abaixo apenas dos Estados Unidos, além da terceira maior contagem de casos confirmados de coronavírus, atrás dos EUA e da Índia.

Após atingir um pico de 4.249 mortes em um único dia em 8 de abril, na esteira de um colapso do sistema de saúde em meio à disseminação de uma nova variante mais transmissível do vírus e ao relaxamento de medidas restritivas, o país tem verificado uma estabilização dos índices, embora em níveis elevados.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) destacou em boletim publicado nesta quarta-feira que, apesar de uma queda no número de casos, óbitos e taxas de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 ao longo da última semana, os valores permanecem em “patamares críticos.”

“O padrão atual pode representar uma desaceleração da pandemia, com a formação de um novo patamar, como o ocorrido em meados de 2020, porém com números bastante mais elevados de casos graves e óbitos, que revelam a intensa circulação do vírus no país”, disseram pesquisadoras da entidade.

Eles apontaram que o número de casos diminuiu a uma taxa de 1,5% ao dia na última semana epidemiológica, enquanto o de óbitos recuou 1,8% ao dia, “mostrando uma tendência de ligeira queda, mas ainda não de contenção da epidemia.”

Estado brasileiro mais afetado pela Covid-19, São Paulo atingiu as marcas de 2.873.238 casos e 94.656 mortes.

O governo paulista anunciou nesta quarta a ampliação do horário de funcionamento de estabelecimentos de comércio e serviços após a queda nos índices locais da pandemia nas últimas semanas, embora tenha prorrogado sua “fase de transição” até 9 de maio.

“Os números vêm em queda exatamente pelo apoio da população às regras sanitárias que foram instituídas pelo Plano São Paulo”, disse o secretário de Saúde paulista, Jean Gorinchteyn, em entrevista coletiva. “Nós temos hoje, no Estado, 80% de ocupação dos leitos de UTI –tínhamos 93% no início do mês.”

Conforme dados do Ministério da Saúde, Minas Gerais é o segundo Estado com maior número de infecções pelo coronavírus registradas, com 1.342.892 casos, mas o Rio de Janeiro é o segundo com mais óbitos contabilizados, com 43.618 mortes.

O governo federal ainda reporta 13.091.714 pessoas recuperadas da Covid-19 e 1.031.390 pacientes em acompanhamento.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Renan Dantas - 28/04/2021 - 19:49

Pela Web