Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Brasileiros influentes: Ativista Sonia Guajajara e Pesquisador Tulio de Oliveira entram na lista dos 100 mais influentes da revista Time

Gabriela Mackert Occhipinti
23/05/2022 - 13:34
Oprah Winfrey e Tim Cook mais influentes
Tim Cook, CEO da Apple, e Oprah Winfrey fazem parte da prestigiada lista da Time das 100 pessoas mais influentes (Imagem: iphonedigital e NewhouseSU/Flickr)

O que Oprah Winfrey, o CEO da Apple, Tim Cook, e os brasileiros Sônia Guajajara e Tulio de Oliveira têm em comum? Todos estão na nova lista das cem pessoas mais influentes do mundo feita pela revista Time divulgada nesta segunda-feira (23).

Gabriel Boric, novo presidente do Chile — não só no posto, mas também na idade, por ocupar o cargo hoje aos 36 anos — também faz parte da prestigiosa lista da publicação norte-americana.

Além dele, outros líderes de estado, como os atualmente em conflito, o russo Vladimir Putin e o ucraniano Volodymyr Zelensky, também estão no top 100 mais influentes.

Os presidentes da China, Xi Jinping, e dos EUA, Joe Biden, são outros que marcam presença na lista.

Brasileiros na lista dos mais influentes da Time

Chegam para representar o Brasil na nova edição da lista o pesquisador Túlio de Oliveira e a ativista Sônia Guajajara.

Tulio de Oliveira foi responsável por sequenciar a variante Ômicron do Coronavírus na África do Sul. Sendo um dos primeiros a alertar para a gravidade da nova cepa.

Ele é diretor do Centro para Respostas e Inovação em Epidemias (CERI) na África do Sul, onde vive desde 1997. Oliveira ganhou destaque ao chefiar uma das equipes envolvidas na descoberta da variante ômicron do Coronavírus no país e por compartilhou os dados com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O pesquisador usou o seu Twitter para comentar sobre o feito e se disse honrado de estar na lista junto com a ativista e líder indígena Sônia Guajajara.

Já Sônia Guajajara chega a lista dos 100 mais influentes da revista Time como pré-candidata à deputada federal pelo PSOL em São Paulo, coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e co-fundadora da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga).

Sônia Guajajara nasceu Sônia Bone, na Terra Indígena de Araribóia, no Maranhão. Ela tem vasta atuação política, sendo professora do ensino fundamental, auxiliar de enfermagem, liderança indígena feminista e a primeira mulher indígena a concorrer numa chapa à presidência da República, em 2018, aos 44 anos.

Em seu perfil no Twitter, em que reúne mais de 100 mil seguidores, a ativista falou sobre o reconhecimento pela comunidade internacional, por meio da sua participação na lista.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Última atualização por Tamires Vitorio - 23/05/2022 - 13:34

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto