AgroTimes

Cadeia busca piso e estancar queda do etanol, embora cenário não garanta tendência

14 set 2022, 10:41 - atualizado em 14 set 2022, 10:41
Diesel Combustível Postos
Distribuidoras estão conseguindo reajustes diários mais altos para o etanol hidratado (Imagem: REUTERS/Diego Vara)

O cenário semanal para o etanol hidratado está embaralhado, mas parece que há uma tentativa da cadeia produtiva em encontrar um piso e estancar as quedas.

No acumulado do dia 5 a 9, as usinas conseguiram segurar um pouco mais a liquidação dos preços (menos 3,71%) sobre as duas semanas anteriores, e as distribuidoras estão conseguindo vender mais caro diariamente para os postos, inclusive em mais 1,72% de variação na terça, também segundo o Cepea.

A paridade entre o biocombustível e seu concorrente, a gasolina, estava em cerca de 69%, quando o ponto ideal é 70%, e Paulo Strini, da comercializadora Triex, acredita que o maior empurrão do consumo viria com os 65%.

Mas, com esse quadro visto até aqui, os 5% de queda do hidratado na bomba, registrado pela ANP na semana anterior, pode não se repetir e manter a competividade do renovável ainda abaixo da percepção do consumidor, que sentiu mais diretamente 11 semanas de redução da gasolina.

“Está estranho mesmo”, diz outro trader, Martinho Ono, da SCA Trading.

Pesando as possibilidades sobre a tentativa de o setor buscar um piso, como comenta o executivo do Grupo Triex, concorrem desde vendas melhores do que se imagina à tendência de a oferta de hidratado encurtar mais nas usinas. O último levantamento da Unica mostrou maior produção de açúcar e, proporcionalmente, de etanol anidro.

Também se joga com a absorção já completa do ICMS reduzido para a gasolina (18%), bem como pouco espaço para o petróleo se mover abaixo da média dos US$ 94 a US$ 96 que vem perseguindo, sem dar margem para a Petrobras (PETR4) promover nova rodada de descontos do derivado na refinaria após quase três seguidas.

Na semana passada, por exemplo, a ANP anunciou a 11ª queda seguida do combustível (2,5%), mas já menor que a do etanol hidratado.

Paulo Strini ainda comenta que há o câmbio a sopesar nessa balança.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.