Café arábica atinge pico de quase 10 anos na ICE e açúcar recua

19/11/2021 - 18:41
Café
O café robusta para janeiro subiu 1,5% para 2.245 dólares a tonelada (Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil)

Os contratos futuros do café arábica na ICE foram negociados na sua máxima em quase 10 anos nesta sexta-feira, em resposta ao aperto da oferta nos principais produtores e diante de preocupações com o clima adverso.

Ao final da sessão, o arábica reduziu os ganhos. O açúcar fechou em queda.

Café

O café arábica para março subiu 1,9% para fechar em 2,3340 dólares por libra-peso, após atingir 2,3955 dólares, a máxima desde janeiro de 2012.

“Os preços do café (alcançaram) novas máximas de diversos anos devido às fracas perspectivas de oferta no Brasil e na Colômbia (e) às expectativas de que o La Niña poderia causar mais problemas de safra”, disse a Fitch Solutions em nota.

O café robusta para janeiro subiu 1,5% para 2.245 dólares a tonelada.

Apesar dos bons preços, as vendas da próxima colheita de café no Brasil avançaram pouco no último mês, devido às incertezas na produção e à expectativa de que os preços subam ainda mais, disse a consultoria Safras & Mercado nesta sexta-feira.

Açúcar

O açúcar bruto para março recuou 0,9% para 19,99 centavos de dólares por libra-peso, após tocar o pico de 20,69 centavos de dólar na quinta-feira, a máxima desde fevereiro 2017.

“Os preços do açúcar aumentaram ainda mais, já que a oferta reduzida de cana-de-açúcar no Brasil foi agravada por um desvio maior da cana para o etanol, enquanto a demanda global por açúcar tende a subir”, disse a Fitch Solutions.

A produção de cana-de-açúcar da Tailândia deve aumentar em quase um terço nesta temporada, recuperando-se da mínima de uma década atingida no ano passado devido à seca.

O fornecimento global de açúcar está se estreitando ainda mais, com uma quarta previsão de déficit global sucessiva para a temporada de comercialização de 2022/23, disse a Tropical Research Services (TRS) em um relatório.

O açúcar branco para março caiu 0,8% para 512,60 dólares a tonelada.

Última atualização por André Luiz - 19/11/2021 - 18:41

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web