Café arábica fica quase estável na ICE após máxima de 4 anos e meio

02/06/2021 - 19:40
Café
O café robusta para julho fechou em alta de 10 dólares, ou 0,6%, em 1,601 dólar a tonelada (Imagem: REUTERS/Nguyen Huy Kham)

O café arábica permaneceu quase estável nesta quarta-feira, com uma pausa dos investidores para respirar após os preços atingirem a máxima de quatro anos e meio na sessão anterior, diante de preocupações de seca no maior produtor do grão, o Brasil.

Café

O café arábica para julho fechou praticamente sem variação a 1,6115 dólar por libra-peso, depois de atingir a máxima de 4 anos e meio de 1,6675 dólar na terça-feira.

“(Existe) grande reserva no Brasil e no Vietnã e volumoso estoque certificado (na ICE). Entretanto, fundos estão pegando o mercado pela tempestade e, no momento do pânico, o (equilíbrio da) oferta/demanda possui apenas um impacto marginal nos preços”, alertou o Rabobank em relatório mensal.

Investidores estão nervosos e inclinados a aceitar rumores de que a pior seca em 91 anos no Brasil está prejudicando a próxima safra de 2022/23, com clima seco já causando danos na colheita atual.

O café robusta para julho fechou em alta de 10 dólares, ou 0,6%, em 1,601 dólar a tonelada, após atingir a máxima de 2 anos e meio de 1,619 dólar na terça-feira.

A província de Lampung na Indonésia exportou 5,57 mil toneladas de café robusta em grão da Sumatran em maio, em queda de quase 41% no ano a ano.

Açúcar

O açúcar bruto para julho fechou com uma pequena variação, em 17,68 centavos de dólar por libra-peso.

Operadores afirmaram que o açúcar deve permanecer firme entre sentimento positivo no mercado financeiro mais amplo, e preocupações com a seca no Brasil, maior produtor do adoçante.

Eles veem o açúcar testando as altas de terça-feira, já que os consumidores finais ainda têm muito que comprar, mas alertaram que 18 centavos pode ser uma máxima, já que esse é aproximadamente o nível em que algumas vendas de açúcar indiano foram concluídas no mês passado sem subsídios governamentais à exportação.

O governo da Índia irá antecipar de 2025 para 2023 a possibilidade de empresas de combustível venderem gasolina contendo até 20% de etanol (E20).

O açúcar branco para agosto ​​fechou em queda de 0,40 dólar, ou 0,1%, em 464,50 dólares a tonelada.

Gostou desta notícia? Baixe o nosso app para ler, em apenas um clique, esta e mais de 150 matérias diárias.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por André Luiz - 02/06/2021 - 19:40

Pela Web