Agenda do Dia

Campos Neto vai ao Senado defender Banco Central; veja a agenda desta quinta (10)

10 ago 2023, 7:56 - atualizado em 10 ago 2023, 7:58
Roberto Campos Neto, Banco Central, Senado, Agenda
Agenda: Esta já é a segunda vez no ano que Campos Neto, presidente do Banco Central, vai acertar as contas com o Senado. (Imagem: Rafael Ribeiro/BCB)

O Senado terá um dia agitado hoje. Isso porque o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, irá à Casa para defender a política monetária adotada pela autarquia.

A convocação foi feita pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Ela tem base no artigo 11 da Lei de Autonomia do Banco Central. Ele afirma que o presidente do BC deve apresentar no Senado, nos dois semestres de cada ano, explicações sobre as decisões tomadas no semestre anterior.

O movimento acontece depois de meses de críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de integrantes do governo e do PT contra o mandatário do Banco Central; e após a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que reduziu a taxa de 13,75% para 13,25%.

Esta é a segunda vez de Campos Neto explicando a Selic no Congresso neste ano. Em abril, o presidente do BC esteve na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde defendeu a taxa de juros.

Confira a agenda de Lula desta quinta-feira (10)

Horário Programação Local
10h30 Cerimônia de Início das Obras do Anel Viário de Campo Grande e Anúncio de Investimentos em Mobilidade Urbana na cidade do Rio de Janeiro Ginásio do Campo Grande Atlético Clube
16h Ato no local das obras do IMPA Tech, futura sede do novo programa de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, no Porto Maravilha Porto Maravilha

Economia

A agenda econômica desta quinta-feira (10) está esvaziada, com o mercado de olho no Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. A expectativa é de que o indicador suba de 3% para 3,2% em julho, na base anual.

Já o núcleo da inflação, que exclui os preços voláteis de alimentos e energia, deve se manter no mesmo patamar de 4,8%, na comparação anual. Já na variação mensal, tanto o índice cheio quanto o núcleo devem avançar 0,2%.

Agora de manhã, também sai o relatório mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Os números do cartel podem mexer ainda mais com os preços do petróleo. Ontem, o tipo Brent, que é referência internacional, atingindo seu nível mais alto desde 27 de janeiro. A commodity fechou com alta de 1,6%, a US$ 87,55 o barril.

Confira a agenda econômica desta quinta-feira (10)

Horário País Indicador
05h00 Zona do Euro Relatório Mensal do BCE
08h00 EUA Relatório Mensal da OPEP
09h00 Brasil Crescimento do Setor de Serviços (Junho)
09h30 EUA Pedidos por Seguro-Desemprego (Semanal)
09h30 EUA CPI (Junho)

*Com Pedro Pligher

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.