Carros elétricos

Carros elétricos x carros a gasolina: Veja qual é mais econômico na hora de “encher o tanque”

01 abr 2022, 19:11 - atualizado em 01 abr 2022, 19:11
Carro Elétrico
Apesar do alto custo de aquisição, o valor de carregamento de um veículo elétrico pode ser bem vantajoso quando comparado com o preço da gasolina (Imagem: Shutterstock/Smile Fight)

É inegável que os carros elétricos são o futuro da indústria automotiva. Além de serem extremamente mais sustentáveis, os veículos movidos a energia elétrica são uma alternativa a longo prazo de transporte livre de combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel.

Durante o mês de março, com o reajuste no preço dos combustíveis anunciado pela Petrobras (PETR3; PETR4), muitos setores da economia, como o de transportes e logística, foram diretamente afetados pelo aumento significativo de seus custos operacionais.

A gasolina, inclusive, é uma das grandes protagonistas nas discussões sobre os benefícios da aquisição de um veículo elétrico – que ainda exige dos condutores um alto investimento.

Mas, afinal, qual o valor desembolsado por um motorista para “encher o tanque” de seu carro elétrico no Brasil?

O Money Times calculou os gastos de carregamento dos veículos elétricos com base em dois automóveis dessa categoria: Tesla Model 3, um sedã médio com bateria de 50 kWh e autonomia de 430 km, e o novo Volvo C40 Pure Recharge, SUV que conta com um armazenamento de 75 kWh e autonomia de até 444 km.

De acordo com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), o kWh no Estado de São Paulo custa em torno de R$ 0,92. O que significa que os diferentes modelos teriam os seguintes custos de carregamento:

Modelo

Capacidade

Custo total

Tesla Model 3

50 kWh

R$ 46,00

Volvo C40 75 kWh

R$ 69,00

Enquanto o modelo da Tesla promete até 430 km de autonomia, o Volvo C40 entrega uma performance de até 444 km com a bateria em 100%. O que representa o seguinte custo por quilômetro:

Modelo

Gasto por km Custo por km

Tesla Model 3

8,6 km/kWh

R$ 0,11

Volvo C40 5,92 km/kWh

R$ 0,15

O Chevrolet Onix Plus 1.0, considerado um dos carros mais econômicos do país, possui um tanque com capacidade de 44 l. Levando em consideração o preço da gasolina no estado de São Paulo (cerca de R$ 8,49), de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), encher o tanque de um desses veículos pode chegar a R$ 373,56.

Esse mesmo modelo tem capacidade para rodar até 14,3 km/l na cidade e até 17,7 km/l na estrada, o que representa um custo de:

Modelo

Gasto por km Custo por km

Cidade

Onix Plus 1.0

14,3 km/l

0,59

Estrada

17,7 km/l

0,48

Comparando o custo dos três automóveis, o carro elétrico pode chegar a ser até cinco vezes mais econômico que um movido a gasolina. O que representa uma quantia significativa dispensada em combustível no final do mês.

Apesar dos carros elétricos ainda terem preços de venda muito acima dos carros populares e poucos postos de carregamento espalhados pelo país, estima-se que o setor crescerá exponencialmente nos próximos anos e que os eletrificados se tornem mais acessíveis dentro dos próximos 15 anos. Mas e aí? Já pensou em gastar menos de R$ 50 para “encher o tanque”?

Estagiário
Estudante de jornalismo na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Foi tradutor no Programa de Voluntários Internacionais da ONU durante dois anos. Na universidade, desenvolve pesquisas em Linguagem e História do Pensamento Social Brasileiro. Escreve sobre tecnologia, ciência, conflitos e assuntos internacionais.
Linkedin
Estudante de jornalismo na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Foi tradutor no Programa de Voluntários Internacionais da ONU durante dois anos. Na universidade, desenvolve pesquisas em Linguagem e História do Pensamento Social Brasileiro. Escreve sobre tecnologia, ciência, conflitos e assuntos internacionais.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.