CazéTV bate recorde com estreia do Brasil e consolida nova era das transmissões esportivas
A estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo, no último sábado, também marcou o início da disputa por audiência entre os veículos que detêm os direitos de transmissão do torneio.
Na partida entre Brasil e Marrocos, a CazéTV alcançou 12,7 milhões de espectadores simultâneos em sua transmissão gratuita pela internet. O número estabeleceu um novo recorde mundial de audiência para uma partida de futebol exibida ao vivo no YouTube.
Transmissão da Copa
A cobertura oficial da Copa do Mundo de 2026 para o Brasil está dividida por três grupos. O grupo Globo exibirá 55 partidas na TV aberta, Sport Tv e Globoplay. O SBT, em parceria com o N Sports, vai transmitir 32 jogos.
A cobertura mais ampla ficará por conta da CazéTV, que transmitirá ao vivo e de forma gratuita todos os 104 confrontos do torneio em seus canais digitais. Assim, será a única plataforma com transmissão integral da competição para o público brasileiro.
Na estreia do Brasil, no último sábado, a Globo, pela primeira vez em mais de quatro décadas sem a narração de Galvão Bueno – agora no SBT – marcou uma média de 30,74 pontos de audiência na Grande São Paulo.
Essa foi a pior média já obtida em uma partida da seleção brasileira na Copa do Mundo televisionada pela emissora.
A pior audiência de um jogo da Copa da seleção brasileira na emissora até então havia sido em 2014, quando o Brasil perdeu para a Holanda na disputa pelo terceiro lugar por 3 a 0.
O confronto, disputado poucos dias após o traumático 7 a 1 para a Alemanha, marcou 31,5 pontos de audiência.
O SBT conseguiu emplacar uma média de 8,07 pontos no jogo Brasil x Marrocos. E a CazéTV ficou com uma média de 11,36 na soma de suas plataformas de streaming.
Os resultados ainda colocam a Globo à frente em alcance de público, mas evidenciam o avanço da CazéTV. Enquanto o streaming amplia sua audiência a cada grande evento esportivo, a emissora enfrenta uma tendência de perda de público.
O formato inédito da CazéTV
O canal da CazéTV, que atualmente conta com mais de 30 milhões de inscritos, já havia transmitidos alguns jogos na última Copa do Mundo, em 2022.
Na última edição, adquiriu direitos de exibição de 22 partidas, para transmitir em seus canais do You Tube e Twitch.
Esse ano não só mais que dobrou o número de jogos transmitidos, como se tornou o único veículo do país com direitos de transmissão de todas as partidas.
A Cazé TV ganhou espaço como preferida pelo público. Na abertura desse ano, com o jogo México x África do Sul, o streaming registrou um pico de 5,4 milhões de dispositivos simultâneos, 8,3 vezes mais do que a abertura da edição anterior em 2022, com o jogo Catar x Equador, de acordo com a Exame.
*Sob supervisão de Ricardo Gozzi