CryptoTimes

China: Versão piloto de carteira para yuan digital é lançada em lojas de aplicativos

04 jan 2022, 9:28 - atualizado em 04 jan 2022, 9:29
O desenvolvedor do aplicativo da carteira digital aparece como o Instituto de Pesquisa de Moeda Digital do Banco Central da China, uma ramificação do Banco Central do país (Imagem: Reuters/Florence Lo/Illustration)

Uma versão piloto da carteira digital para o yuan digital foi lançada nas lojas de aplicativos iOS e Android na China.

Usuários individuais na China podem agora baixar a versão do aplicativo e experimentarem “a abertura e a gestão de sua carteira pessoal” e “os serviços de corretagem e circulação de e-CNY” (sigla usada para designar yuan digital), de acordo com um tuíte do portal de notícias local BlockBeats, o qual também mostrava capturas de tela do aplicativo.

O desenvolvedor do aplicativo da carteira digital aparece como o Instituto de Pesquisa de Moeda Digital do Banco Central da China, uma ramificação do Banco Central do país.

Real digital, dólar digital, yuan digital…
2022 será, enfim, o ano das CBDCs?

Para fazer o download do aplicativo em versão piloto, os usuários precisam estar fisicamente localizados em um destes 11 locais: Shenzhen, Suzhou, Xiong’an, Chengdu, Xangai, Hainan, Changsha, Xi’an, Qingdao, Dalian e na área dos Jogos Olímpicos de Inverno.

O yuan digital é uma moeda digital emitida por banco central (CBDC, na sigla em inglês) – um tipo de moeda digital emitida e controlada pelo governo de um Estado-nação.

Embora muitos países pelo mundo estejam investigando a tecnologia, a China conquistou um espaço de liderança no preparo da CBDC para uso público.

Em abril de 2020, o banco central chinês disse que o yuan digital poderia ser usado durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, em Pequim.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.