Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

China eleva exigências cambiais para bancos de forma a controlar yuan

31/05/2021 - 9:06
BC da China em Pequim
O Banco do Povo da China disse que aumentará a taxa de compulsório para instituições financeiras de 5% para 7% a partir de 15 de junho (Imagem: REUTERS/Jason Lee/File Photo)

O banco central da China instruiu as instituições financeiras do país a manterem mais divisas estrangeiras em suas reservas, uma medida que, segundo analistas, pode ajudar a moderar um rali no yuan, depois que a moeda atingiu uma máxima em três anos contra o dólar nesta segunda-feira.

O Banco do Povo da China disse que aumentará a taxa de compulsório para instituições financeiras de 5% para 7% a partir de 15 de junho. O aumento tornará mais caro para os bancos o acúmulo de dólares.

Os bancos da China têm cerca de 1 trilhão de dólares em reservas em moeda estrangeira, e parte delas é de receitas de exportação não convertidas e fluxos de investimento.

Analistas disseram que a alta forçaria os bancos a congelar mais desses dólares, desacelerando o ritmo de valorização do yuan ao frear a entrada de dólares num prazo mais longo.

“O objetivo é restringir a liquidez em moeda estrangeira, aumentar os juros em moeda estrangeira, de modo a aliviar a pressão de valorização do yuan”, disse Shuang Ding, chefe de pesquisa econômica da China do Standard Chartered.

Gostou desta notícia? Baixe o nosso app para ler, em apenas um clique, esta e mais de 150 matérias diárias.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , , , , , ,

Última atualização por Rafael Borges - 31/05/2021 - 9:06

Pela Web