BusinessTimes

China multa JD.Com, Tmall e Vipshop por preços irregulares

30 dez 2020, 10:04 - atualizado em 30 dez 2020, 10:04
O Alibaba e o JD.Com não responderam imediatamente aos pedidos de comentários (Imagem: REUTERS/Aly Song)

O regulador do mercado da China disse nesta quarta-feira que multou a JD.Com, o Tmall, do Alibaba, e o Vipshop em 500 mil iuanes (76.657 dólares) cada por vender produtos com preços irregulares.

A Administração Estatal de Regulamentação do Mercado (SAMR) disse em publicação nas redes sociais que tomou a decisão depois de receber reclamações de consumidores sobre as estratégias de preços das empresas relacionadas aos eventos de compras de 11 de novembro.

A China intensificou as regulamentações sobre as gigantes da internet nas últimas semanas.

Pequim divulgou um projeto de lei no mês passado com o objetivo de evitar comportamento monopolista de empresas de internet, marcando a primeira ação regulatória mais intensa da China contra o setor.

Este mês, a SAMR disse que China Literature, que tem a Tencent como investidor, e a Shenzhen Hive Box em 500 mil iuanes cada uma por não reportar adequadamente acordos para análises antitruste.

O Alibaba e o JD.Com não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

A Vipshop, também apoiada pela Tencent, disse em comunicado que tratará do assunto de forma abrangente e padronizará ainda mais suas operações comerciais.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.