Internacional

China propõe regras para regular investimento em previdência privada por meio de fundos mútuos

25 jun 2022, 14:21 - atualizado em 25 jun 2022, 14:21
Bandeira da China
Inicialmente, fundos de pensão com pelo menos 50 milhões de iuanes (ou 7,48 milhões de dólares) de ativos nos últimos quatro trimestres são elegíveis (Imagem: REUTERS/Carlos Garcia Rawlins)

O órgão regulador de valores mobiliários da China publicou regras para regulamentar o investimento em previdência privada por meio de fundos mútuos, definindo os critérios para produtos qualificados e agentes de vendas sob um esquema que canalizará novas poupanças para o mercado de capitais do país.

O esboço das regras, publicado pela Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China (CSRC, na sigla em inglês) na noite de sexta-feira, chega na esteira do lançamento de um sistema de previdência privada em abril para enfrentar os desafios que o envelhecimento da população traz.

Sob o sistema, os cidadãos chineses elegíveis podem adquirir fundos mútuos, depósitos de poupança e produtos de seguro por meio de suas próprias contas de previdência individual, potencialmente impulsionando um mercado de pensões que atraiu gestores de ativos estrangeiros, como a Fidelity International e a BlackRock.

As regras propostas “estabeleceram um padrão relativamente alto para produtos e instituições e são projetadas para garantir a segurança do investimento em fundos de pensão e proteger o interesse dos investidores”, disse a CSRC em comunicado em seu site.

Inicialmente, fundos de pensão com pelo menos 50 milhões de iuanes (ou 7,48 milhões de dólares) de ativos nos últimos quatro trimestres são elegíveis para o sistema piloto de previdência, disse a CSRC.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.