Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

China questiona retórica usada pelos EUA para propagar guerra comercial

24/05/2019 - 8:20
Editorial questiona argumentação de Washington na guerra comercial com Pequim

Diante da escalada das tensões comerciais entre China e EUA, editorial desta sexta-feira (24) do portal Global Times avalia os argumentos e cálculos usados por Washington na retórica das negociações bilaterais com Pequim.

Para o portal, a questão de que a China rouba US$ 600 bilhões em propriedade intelectual dos EUA é controversa.

“Esse número, também citado por outros meios de comunicação norte- americanos como a CNN, vem de um relatório de 2017 da Comissão sobre o roubo da Propriedade Intelectual dos EUA, produzido pela National Bureau of Asian Research, uma organização norte-americana sem fins lucrativos. Essas são apenas suas estimativas, ainda a serem verificadas independentemente. E como você define o roubo?! De acordo com quem?”, avalia o Global Times.

Além disso, o tom da linguagem proferida por Trump é criticada. “O tipo de linguagem usada contra a China tem sido depreciativo, para dizer o mínimo: guerra, armas, roubo, até mesmo que nosso país está “estuprando” sua economia, a propósito, como você “estupra” uma economia? Esta não é a linguagem de um “parceiro” comercial, mas os insultos que você pode lançar contra um inimigo”.

Por último, o artigo avalia que a resolução da guerra comercial só ocorrerá se for em favor dos EUA. “Em 19 de maio deste ano, em uma entrevista transmitida pela Fox, o presidente Trump disse que disse ao presidente chinês, Xi Jinping, “não espere um acordo de 50-50. Tem que ser um acordo em favor da América”.”

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 24/05/2019 - 8:21