AgroTimes

Ciclo tardio para o boi, carro 0 km sem imposto, resultados do 3T23 e mais: Veja 5 destaques no Agro Times

19 nov 2023, 10:00 - atualizado em 17 nov 2023, 14:24
agro 3t23
John Deere anuncia motor a etanol, analistas comentam resultados da Cosan no 3T23 e calor afeta lavouras; confira os destaques do agro (Imagem: Montagem/MoneyTimes)

A terceira semana de novembro ficou marcada por diversos temas relevantes para o setor agro. Entre os destaques estão os resultados de empresas como JBS (JBSS3), Raízen (RAIZ4), BRF (BRFS3), Marfrig (MRFG3), Cosan (CSAN3) e AgroGalaxy (AGXY3).

Além disso, a Cosan (CSAN3) anunciou que Luis Henrique Guimarães deixa a presidência da companhia em 2024 e Nelson Roseira Gomes Neto, CEO da Compass, assume o cargo.

Agro Times separou os principais temas que você pode ter perdido. Confira a seguir.

Os temas que mais se destacaram na última semana:

5º lugar – John Deere desenvolve motor a etanol para máquinas agrícolas; confira

Trator John Deere
(Imagem: Pixabay/TerriAnneAllen)

John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, anuncia o conceito de um motor a etanol de 9.0L na Agritechnica 2023, principal feira mundial de máquinas agrícolas, realizada neste mês, em Hanover, na Alemanha.

4º lugar – Cosan (CSAN3) no 3T23: O que fazer com as ações depois dos resultados, segundo estes analistas

cosan
(Imagem: Divulgação)

Cosan (CSAN3) reverteu prejuízo e reportou um lucro líquido de R$ 678,8 milhões no terceiro trimestre de 2023 (3T23).

Diante da repercussão, compilamos as visões de Empiricus ResearchItaú BBA Bank of America sobre as ações.

Top 3 do agro

🥉 3º lugar – Calor extremo gera prejuízos em lavouras de soja e milho; produtor deve reduzir 70% da área plantada

calor soja milho lavouras
(Imagem: Aprosoja MT)

A falta de chuvas e o calor extremo têm provocado prejuízos nas lavouras de soja em Mato Grosso, com perdas de produtividade, necessidade de replantios e comprometimento da janela de semeadura do milho.

Produtores já afirmam que vão reduzir a área destinada para o cereal e há também agricultores que não vão semear a cultura na safra 2023/2024.

🥈 2º lugar – Novo PL concede isenção de imposto na hora de adquirir carro 0 km; veja quem pode receber

Automóveis, Mercado, carros Fenabrave Fiat Chevrolet Volkswagen
(Imagem: REUTERS/Roosevelt Cassio)

Um novo Projeto de Lei (2682/23) quer isentar produtores rurais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de um carro novo, de qualquer cilindrada ou modelo, no valor de até R$ 250 mil.

No entanto, para adquirir, o interessado deve comprovar que exerce a atividade há no mínimo três anos.

🥇 1º lugar – De olho no boi: Virada no ciclo de preços deve vir mais tarde do que o esperado

boi gordo carne bovina (2)
(Imagem: Money Times)

Na parcial do mês de novembro, os preços do boi gordo já acumulam queda de 3,89%, após um outubro marcado por pouca variação nos valores.

Vale lembrar que, em setembro, as cotações do animal saltaram 18%, em meio a um ano caracterizado por forte queda nos preços em função do ciclo pecuário favorável no Brasil.

No entanto, de acordo com analista econômico de proteína animal no Rabobank, a virada no ciclo pecuário deve vir mais tarde do que o esperado.

Repórter
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, também participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil e do Agro em Campo.
Linkedin
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, também participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil e do Agro em Campo.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.