Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Cingapura estuda liberar unidades online de bancos estrangeiros

03/08/2020 - 17:46
Standard Chartered
Bancos do mundo todo fecham agências e migram serviços para a operação online, tendência que provavelmente será acelerada pela pandemia de Covid-19 (Imagem: Paul Yeung/Bloomberg)

A Autoridade Monetária de Cingapura disse que planeja revisar as regras para bancos estrangeiros com presença local significativa, que poderiam permitir a abertura de subsidiárias para atuar apenas no mercado de banco digital.

Sob o novo marco, a agência poderá conceder uma licença bancária completa adicional a instituições internacionais que atendem aos critérios de “banco estrangeiro significativamente enraizado”, informou o banco central em comunicado na segunda-feira.

“Isso lhes permitirá ter a mesma flexibilidade que grupos bancários incorporados em Cingapura para estabelecer subsidiárias, inclusive com parceiros de joint venture, para operar modelos de negócios novos ou alternativos, como um banco apenas digital”, segundo o comunicado.

Bancos do mundo todo fecham agências e migram serviços para a operação online, tendência que provavelmente será acelerada pela pandemia de Covid-19. No ano passado, a Autoridade Monetária de Cingapura anunciou planos de conceder até cinco novas licenças bancárias digitais a não bancos, medida que deve criar uma geração de rivais para instituições tradicionais.

Para determinar se o banco estrangeiro supera significativamente os critérios, a agência disse que levará em conta fatores como a geração de um grande número de empregos ou ter um grupo local como principal acionista.

O regulador disse que a subsidiária local do Standard Chartered é o primeiro banco a se qualificar.

Em comunicado, o Standard Chartered disse que aprova a mudança e investirá outros 5 milhões de dólares cingapurianos (US$ 3,6 milhões) para impulsionar o desenvolvimento de talentos e qualificação.

O banco revisará sua estratégia “com o objetivo de investir mais e aumentar ainda mais nossa presença em Cingapura”, disse Patrick Lee, diretor-presidente do Standard Chartered Bank Singapore, em comunicado.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Vitória Fernandes - 03/08/2020 - 17:46

Cotações Crypto
Pela Web