Coinbase deseja reduzir ataques ao setor DeFi com novo oráculo de preço

23/04/2020 - 14:12
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Ataques a plataformas cripto podem ser mitigados se recursos robustos de precificação forem criados e estiverem disponíveis para que não haja manipulação de preço (Imagem: Medium/Coinbase)

Coinbase anunciou o novo Coinbase Price Oracle, que permite a qualquer um usar sua interface de programação de aplicações (API, na sigla em inglês) para ter dados de preço dos pares bitcoin e dólar (BTC-USD) e ether e dólar (ETH-USD).

O feed de preço é obtido pela Coinbase Pro e atualizado a cada minuto. Também permite que qualquer um verifique a autenticidade dos dados e os publique, usando a chave pública do Coinbase Price Oracle.

Oráculos são uma função extremamente importante nas finanças descentralizadas (DeFi) já que são usados em empréstimos, negociação em margem, liquidações e mais.

Assim como vimos acontecer com o segundo hack à plataforma bZx, oráculos não podem agir como um vetor de ataque para quem busca extrair fundos de protocolos DeFi.

Porém, se mais recursos robustos de precificação estiverem disponíveis por meio de serviços como Coinbase Price Oracle, esses tipos de ataques podem ser evitados.

O problema de oráculo pode ser bem difícil de resolver, pois existe um balanço entre confiabilidade e descentralização.

Você pode publicar dados de preço de uma corretora mas, dessa forma, estará confiando nela para fornecer dados precisos e manter a chave de assinatura segura. Além disso, de forma alternativa, você poderá usar uma corretora descentralizada, mas estará sujeito à manipulação.

Também existem diversos protocolos que tentam solucionar esse problema. O mais conhecido é Chainlink, que apresenta um token para incentivar feeds precisos de preço.

Se o oráculo de preço da Coinbase conseguir fornecer preços corretos sem a necessidade de confiar diretamente neles, então poderia reduzir a necessidade por esses modelos de oráculos criptoeconômicos.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 23/04/2020 - 14:12

Cotações Crypto
Pela Web