Chainlink fornece ponte para o mundo externo à Ethereum Classic e Polkadot

04/03/2020 - 14:42
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Oráculos são sistemas que fornecem informações extras sobre um sistema que, por sua vez, não forneceria tais informações; isso ajuda na segurança e interoperabilidade dos blockchains (Imagem: Crypto Times)

Chainlink, fornecedora descentralizada de oráculos, confirmou novas integrações com Ethereum Classic e Polkadot além de número crescente de projetos de finanças descentralizadas (DeFi).

A Polkadot, que almeja criar uma rede que forneça a ponte com outros blockchains, anunciou a integração da Chainlink no dia 24 de fevereiro.

Isso torna a rede a primeira além da Ethereum a apresentar oráculos descentralizados.

Agora, desenvolvedores que criam na Polkadot podem depender dos oráculos da Chainlink para garantir a conexão segura com “virtualmente qualquer fonte externa do mundo real”, de acordo com o anúncio.

Interfaces de programação de aplicações (API) “off-chain” (fora do blockchain), feeds de mercado de dados ou até mesmo dados de mercados tradicionais podem ser integrados aos contratos inteligentes “on-chain” (no blockchain) e alimentar “parachains” na rede Polkadot.

Parachains são uma estrutura de aplicação de dados específica que é globalmente coerente e passível de validação pelos validadores do blockchain da rede.

Oráculos da Chainlink podem facilitar a consulta de dados externos para a rede Polkadot e impulsionar o desenvolvimento de seu blockchain paralelo (Imagem: Polkadot)

“A integração da rede descentralizada de oráculos da Chainlink em um parachain específico pode resultar em diversos casos de uso na Polkadot”, afirmam na publicação.

“Por exemplo, um parachain otimizado para identidade autossoberana poderia facilmente consultar dados off-chain, como assinaturas digitais baseadas em identidade ou reivindicações verificáveis usando os oráculos da Chainlink.”

Embora a Polkadot ainda esteja fazendo testes com uma “rede canário”, a Ethereum Classic, rede completamente operacional, promete aplicações mais imediatas para a Chainlink.

Em um anúncio feito no último dia 27, Ethereum Classic Labs declarou que iria usar os oráculos da Chainlink como “uma ponte entre blockchains e o mundo externo”.

Mais especificamente, espera fornecer “aplicações DeFi na Ethereum Classic com acesso seguro e confiável ao par ether/dólar através de seu Contrato de Preço de Referência”.

Existe demanda por oráculos descentralizados no setor DeFi

Desde seu lançamento na Ethereum em junho de 2019, Chainlink rapidamente se tornou a fornecedora principal de oráculos descentralizados, formando parcerias de respeito com as gigantes da tecnologia Google e Oracle, trabalhando por um período com a SWIFT (fornecedora de serviços para pagamentos interbancários) e fazendo a integração com alguns dos maiores projetos de contratos inteligentes da indústria.

No ecossistema crescente das DeFi, os oráculos descentralizados da Chainlink podem se tornar em uma infraestrutura fundamental.

Aave, empresa de empréstimos-relâmpago, adotou os oráculos descentralizados da Chainlink em janeiro para fornecer feeds precisos de preço de fontes off-chain.

O protocolo bZx, que sofreu duas invasões em fevereiro, também fez a implementação dos oráculos para aumentar a segurança de Fulcrum, sua plataforma tokenizada de empréstimo e de negociação em margem.

Na época, Sergy Nazarov, CEO da Chainlink, tuitou: “Estamos no processo de ajudar a bZx a solucionar esse problema na manipulação de dados de preço a longo prazo ao usar nossos dados de referência de preços da nossa rede descentralizada de oráculos, fornecendo tanto um mecanismo descentralizado de oráculos e múltiplos agrupadores de dados de qualidade”.

O anúncio mais recente de expansão da Chainlink resultou em um acordo com Nexus Mutual, fundo de seguro para contratos inteligentes, que usará os oráculos descentralizados para valorar adequadamente ether e a stablecoin DAI ao acessar um contrato de referência de preço do par ETH/DAI.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 08/03/2021 - 15:06

Cotações Crypto
Pela Web