Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Coinvalores projeta Ibovespa a 91 mil pontos em 2018

Gustavo Kahil
01/11/2017 - 12:04

Mercados

A equipe de gestão da corretora Coinvalores estima que o Ibovespa pode chegar a 91 mil pontos em 2018, o que corresponde a um potencial de valorização de aproximadamente 20% na comparação com o nível atual do índice (74.300 pontos). Tatiane Cruz e Valeria Landim avaliam que, apesar da gravidade da situação fiscal, que continuará a exigir aprovação de reformas, o cenário deve continuar favorável para investimentos em bolsa.

Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito

“Redução da taxa de juros, inflação baixa e sinais de melhora da atividade econômica são alguns dos fatores para o otimismo com a renda variável. Cabe citar que os indicadores econômicos vêm melhorando pouco a pouco: inflação, desemprego, vendas no varejo, inclusive o de automóveis e tráfego nas estradas”, destacam elas em um relatório enviado a clientes.

Segundo a análise, é factível projetar um crescimento de 3% em 2018 e a Selic baixa por um tempo prolongado, no patamar de 7%. “Salvo se houver uma catástrofe eleitoral no próximo ano, o cenário para investimentos em renda variável segue favorável para 2018”, destacam. A corretora realizou três estimativas diferentes: 1) Ibovespa Alvo, de acordo com os preços alvos projetados, 2) P/L de acordo com os lucros projetados para 2018 e 3) Modelo de Gordon.

Preços-alvos

Para o cálculo, a Coinvalores se valeu das projeções de grandes casas de investimentos, consenso da Bloomberg e das suas próprias estimativas. O resultado foi um Ibovespa de 90.700 pontos no prazo de 12 meses.

Preço sobre o Lucro (P/L) esperado para 2018

Nesta projeção, assumindo crescimento de 3%, juros baixos e câmbio estável, a Coinvalores indica uma melhora do resultado financeiro e empresas com controle bem mais rígido de custos e despesas, que são alguns dos motivos para o aumento da lucratividade das empresas no próximo ano.

“Desta forma, as estimativas de lucro líquido projetado para 2018 das empresas que compõem o Ibovespa apontam para um crescimento de 39% no próximo ano em relação a 2017. Neste exercício, considerando os lucros projetados de 2018, o índice PL do Ibovespa nos preços atuais estaria no patamar de 14,9x. Já, o PL justo, considerando os preços alvos seria de 18x, ou seja, potencial de valorização de 20,4%”, apontam as analistas. O Ibovespa estimado seria de 90.070 pontos.

Modelo de Gordon

O modelo, que conforme explica a corretora parte do pressuposto de que o valor da ação e, consequentemente, o valor da empresa pode ser determinado com base nos fluxos futuros de dividendos da empresa, foi realizado para três cenários diferentes.

O primeiro considera juros reais de 4% e inflação de 4%. “Neste cenário e aplicando a fórmula Preço/ Lucro = Pay Out/ Ke- g, chegamios a um P/L alvo de 14,06x, implicando num Ibovespa alvo de 77.344 pontos, praticamente o mesmo nivel de preço do Ibovespa atualmente”, destaca a Coin.

O segundo, que trabalha com juros reais de 3,5% e inflação de 3,5%, chegou a um alvo de 93.304 pontos.

O terceiro, mais ousado ao trabalhar com juros reais de 3% e inflação de 3,5%, encontrou um Ibovespa a 108.854 pontos. Um baita potencial de 46%.

“Cabe explicar que acreditar em taxas de juros reais de 3% durante longo período de tempo pode ser um pouco prematuro, diante da situação fiscal atual do país e a necessidade de aprovação da Reforma da Previdência. No entanto, se a Reforma da Previdência for aprovada, as taxas de juros reais poderão cair para esse patamar e permanecer por um tempo prolongado, trazendo um grande impacto positivo sobre os preços dos ativos”, concluem Cruz e Landim.

Última atualização por - 05/11/2017 - 13:52

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender
As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto