Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Combustíveis caem menos de 1% no posto na semana apesar de corte de preço da Petrobras

20/03/2020 - 21:16
Combustíveis
O impactos da pandemia de coronavírus sobre a demanda global por combustíveis levaram os preços do petróleo nos EUA a fecharem esta sexta-feira com a maior retração (Imagem: Agência Brasil/Tomaz Silva)

O preço dos combustíveis nos postos caiu menos de 1% na semana, mesmo em meio ao forte recuo do petróleo no mercado internacional e a um significativo corte pela Petrobras (PETR4) dos valores em suas refinarias, mostraram dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta sexta-feira.

Impactos da pandemia de coronavírus sobre a demanda global por combustíveis levaram os preços do petróleo nos EUA a fecharem esta sexta-feira com a maior retração semanal desde 1991.

O WTI recuou 29% entre segunda e sexta-feira, enquanto o petróleo Brent teve perdas de 20% no período.

Com a derrocada das cotações internacionais, a Petrobras reduziu os preços da gasolina em suas refinarias em 12% e os do diesel em 7,5% a partir da quinta-feira. Na semana anterior, a estatal havia baixado a gasolina em 9,5% e o diesel em 6,5%.

Apesar dos movimentos da petroleira estatal, a gasolina foi comercializada nos postos nesta semana por em média 4,486 reais por litro, segundo a ANP, recuo semanal de 0,64%.

O petróleo Brent teve perdas de 20% no período (Imagem: Reuters/Brendan McDermid)

No diesel, combustível mais utilizado do país, houve redução semanal de em média 0,88% nas bombas, para 3,586 reais por litro.

Os valores representam queda de 1,58% para a gasolina e de 5,3% no diesel em relação aos preços médios de janeiro, de acordo com dados da ANP.

Já o etanol foi vendido nesta semana por em média 3,226 reais por litro, com queda de 0,83% na comparação semanal, mas estável frente aos valores de janeiro.

O repasse de ajustes dos combustíveis nas refinarias para o consumidor final nos postos não é imediato e depende de diversos fatores, como consumo de estoques, impostos, margens de distribuição e revenda e mistura de biocombustíveis.

Última atualização por Rafael Borges - 20/03/2020 - 21:16

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web