Como a Indonésia deixa no limbo as cotações do óleo de soja ao complicar a vida do de palma

Giovanni Lorenzon
23/05/2022 - 14:47
Óleo de Soja, India
Produção e consumo de óleo de soja está associada à evolução do mercado de óleo de palma (Imagem: Reuters/Y.T Haryono)

As tradings e os exportadores indonésios de óleo de palma estão conseguindo escoar os lotes de produtos que ficaram parados quando o governo decretou a interrupção dos embarques por três semanas, mas as incertezas sobre a liberação anunciada ainda deverão marcar os próximos dias e afetar os movimentos de outros óleos de cozinha, como o de soja.

Os reflexos no grão também são comuns, como ocorre com as oscilações do farelo, sempre que os os concorrentes dos derivados sobram ou faltam no mundo.

Ainda tem o cruzamento desse mercado vindo da guerra da Ucrânia, porém o fiel da balança para o produto comestível vem mesmo do que Jacarta detalhará dos planos de expedir licença de exportações mediante capacidade de cumprimento da Obrigação do Mercado Doméstico (DMO, do inglês).

A Indonésia é dona de 60% do produto mundial dessa palmeira e abastece basicamente a Ásia, da Índia à China, o que deixa o suprimento para cozinhar como o mais consumido no globo.

A medida adotada de paralisar as vendas internacionais foi para assegurar que os preços domésticos ficassem mais comportados, depois da disparada que veio com os primeiros tiros russos no país vizinho. A adoção do DMO, segundo informações da Reuters, deixaria no mercado doméstico 10 milhões de toneladas e os players estão tentando entender as contas.

Nesse sentido, na medida em que a CBOT Chicago desconta os embarques que estavam represados do óleo de palma na Indonésia, nesta segunda (23), das cotações do óleo de soja – cai em torno 0,50%, próximo de 80,45 centavos de dólar por libra-peso, às 14h40 (Brasília) -, a volatilidade dos últimos pregões seguirá refletida até que haja maior clareza.

 

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Última atualização por Giovanni Lorenzon - 23/05/2022 - 14:56

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto