Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Como a tributação de dividendos mudaria a dinâmica das empresas? Analista explica

21/06/2021 - 16:02
Dividendos, Lucro, Dinheiro
Entenda como a tributação de dividendos poderia afetar as empresas e, consequentemente, os investidores (Imagem: Unsplash/@f7photo)

O mercado ainda não tem maiores detalhes sobre a possível tributação de dividendos, mas o assunto voltou a chamar atenção depois que o ministro Paulo Guedes mencionou novamente o assunto em discussões envolvendo a Reforma Tributária.

A proposta de Guedes inclui, a princípio, o fim dos juros sobre capital próprio (JCP). Com isso, os proventos distribuídos para os acionistas passariam a ser formados principalmente por dividendos.

As empresas pagam hoje em dia 34% de imposto sobre o lucro, sendo 9% de contribuição social sobre lucro líquido e 25% de imposto de renda. Se aprovada a mudança, essa alíquota de 25% cairá para 20%. Em contrapartida, os dividendos, atualmente isentos de imposto, começarão a ser tributados.

Mas isso não é de todo ruim, defende Cristiane Fensterseifer, da Empiricus. Em vídeo preparado para o Money Times, a analista explica de que maneira a mudança poderia afetar as empresas e, consequentemente, os investidores. Confira:

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Giovana Leal - 28/06/2021 - 12:55

Cotações Crypto
Pela Web