Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Como comparar corretoras e escolher a melhor para seus investimentos

08/12/2019 - 11:38
Para investir na bolsa de valores, você precisa de uma instituição financeira que faça a ponte entre você (e seu dinheiro) e a B3, responsável por abrigar as ações das empresas

Por Yubb

Quer aprender como comparar corretoras e encontrar a que melhor serve para seu propósito? Existem quesitos que você pode observar de cada corretora para fazer a comparação, e melhor: nós temos um comparador para você! Te explico melhor ao longo do post, bora?

Se você ainda não entrou no mercado financeiro e não sabe como funciona para investir em ações, a primeira informação que você deve saber é que, para investir na bolsa de valores, você precisa de uma instituição financeira que faça a ponte entre você (e seu dinheiro) e a B3, responsável por abrigar as ações das empresas.

Mas, apesar de existirem rankings que elegem a “melhor corretora”, na verdade, uma corretora que é considerada ótima para um investidor, pode não ser para outro.

Exemplo: você é um investidor que segue a filosofia do buy and hold, sua preocupação maior nesse caso é encontrar uma instituição que tenha um bom home broker, e não possua taxa de corretagem tão alta.

Já, se você pretende ser um day trader, o home broker é ainda mais importante, porque você irá precisar dele com muito mais frequência e outra grande preocupação é a taxa de corretagem.

Não sabe o que são essas taxas que mencionei? Já, já eu te explico.

Cada instituição financeira oferece funcionalidades que melhor atendem a determinados objetivos, cabe a você escolher a que melhor te atende. E nós, como seu buscador de investimento favorito, estamos aqui para facilitar esse processo!

Lembre-se sempre: a escolha da sua corretora de valores é tão importante quanto as ações em que você irá investir. E a notícia boa é que você não paga nada para abrir conta em corretoras! Então, pode fazer test drive nas opções disponíveis até encontrar a que melhor te agrade.

Cada instituição financeira oferece funcionalidades que melhor atendem a determinados objetivos

Quer usar o nosso comparador de corretoras já agora? Clique aqui e aproveite! Mas, se eu pudesse te dar uma dica, é que vale a pena ler este post até o fim =)

Os pontos essenciais que você deve observar para comparar as corretoras

Apesar da lista de possibilidades ser grande, é preciso cuidado na hora de escolher. Alguns fatores que você pode levar em consideração:

  • se a instituição possui taxas baixas;
  • aplicativo;
  • se o sistema é estável;
  • se a plataforma trabalha com fundos;
  • como é o atendimento;
  • quais são as funcionalidades oferecidas;
  • se você tem acesso a análises;
  • entre outros quesitos.

Para te ajudar, vamos focar nos itens que são mais importantes:

Custos e taxas praticados pela empresa

Corretagem: A taxa de corretagem é o valor cobrado pelas instituições financeiras pelas operações que você faz de compra e venda de ativos. Esses investimentos podem ser tanto de renda fixa ou variável.

Pode não parecer, mas essa taxa pode impactar bastante na rentabilidade dos seus investimentos, por isso quanto menor o custo, melhor para o investidor.

Em renda fixa, praticamente todas as corretoras possuem taxa zero. Em renda variável, algumas possuem taxa zero – mas, a grande maioria, cobra um valor por operação.

Custódia: A taxa de custódia, é o valor que você paga a uma instituição para fazer o registro de um investimento em que você está aplicando.

Essa taxa pode ser mensal ou anual, e o valor varia de acordo com o total da aplicação. Exemplo: a taxa de custódia que a B3 cobra para quem investe em Tesouro Direto é de 0,25%, independe de quanto você está investindo.

Facilidade em abrir conta

Hoje, com a internet proporcionando rapidez e praticidade, ficou muito mais fácil abrir conta em uma corretora e começar a investir. Ainda assim, existem corretoras que em apenas 3 minutos você já consegue abrir uma conta e, em outras, não é tão rápido assim.

Tudo depende de como funciona o sistema, quais informações são solicitadas e a rapidez na resposta através do e-mail, em questões como envio de documentos e dúvidas sobre a abertura de conta.

No nosso YouTube, temos uma playlist incrível que testa todas as corretoras e te mostra um ranking de quais são as mais rápidas em abertura de conta. Toque aqui e assista.

Facilidade para usar a plataforma

Há investidores que preferem home brokers mais cleans, outros preferem com mais informações compiladas

Principalmente para quem está entrando no mercado de ações, quanto mais prática for a plataforma, melhor. O home broker das corretoras pode variar de layout e MUITO!

Há investidores que preferem home brokers mais cleans, outros preferem com mais informações compiladas. Tem home broker para todo tipo e gosto. Além disso, cada plataforma oferece funcionalidades diferentes, como notícias, aplicações em diferentes fundos, análises, entre outros.

Facilidade em fazer um investimento

Obviamente, esse é um fator de muita relevância para qualquer investidor. Seja iniciante, ou até mesmo um day trade. Afinal, se o home broker da corretora não te oferece facilidade para investir, você precisará de muito mais tempo para conseguir efetuar suas operações.

Se, para você, praticidade é um fator de relevância, então, esse é um quesito que deve prestar muita atenção.

Facilidade no atendimento

Atendimento é essencial para qualquer instituição financeira, afinal, não é porque atualmente não precisamos fazer operações presenciais, que não vamos precisar de auxílio na hora de investir, não é mesmo?

Atendimento é um dos problemas que mais incomodam os investidores.

Por exemplo: a plataforma da instituição cai e você tenta entrar em contato para saber o que será feito ou tirar qualquer dúvida que esteja te incomodando, você espera que o atendimento seja rápido ou ao menos cordial. Bem, nem sempre isso acontece. Para você ter uma ideia, às vezes a resposta nunca chega.

Mas o nosso comparador de corretoras pode te mostrar a nota do atendimento de todas as grandes corretoras do Brasil e mais! O Guia de Corretoras do Yubb contém, além de notas, comentários de usuários. Isso é muito útil na hora de escolher a instituição que você usará para investir =)

Investimentos que atendem às suas necessidades

Como falei no início do texto, é essencial que você escolha uma corretora que contenha funcionalidades que vão de acordo com seu perfil de investidor. Por isso, é legal que você pesquise bastante sobre o que a corretora oferece, ou até mesmo faça conta em várias para saber como elas funcionam.

Existem muitos outros quesitos que podem ser avaliados na escolha de uma corretora e isso pode mudar conforme os objetivos de cada investidor.

Lembra que eu te falei lá no comecinho, que se você não sabe como comparar corretoras, nós temos uma funcionalidade que poderá te ajudar? Pois bem, no site do Yubb nós disponibilizamos um comparador de corretoras! Isso mesmo, uma ferramenta que poderá te auxiliar nessa empreitada!

Pronto, agora divirta-se! =)

Separei alguns exemplos, para você ver como nosso comparador funciona:

Clear x Inter

Inter x Nubank

modalmais x Easynvest

XP Investimentos x BTG Pactual Digital

Rico x Órama 

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , , ,

Última atualização por Diana Cheng - 06/12/2019 - 9:20