CryptoTimes

‘Como criar memecoins em 27 segundos’; tutorial viraliza na internet e levanta questões

09 maio 2023, 18:13 - atualizado em 09 maio 2023, 18:13
criptomoedas meme memecoins criptoativos
Após a publicação do vídeo, diversos perfis influentes no meio como o “Loopifyyy” divulgaram o método. Alguns, inclusive, tentaram criar as memecoins de forma mais rápida ainda (Imagem: Shuterstock/ Montagem: Julia Shikota)

O perfil no Twitter “Loopifyyy” viralizou na internet essa semana. Ao se aproveitar da onda de memecoins, a página compartilhou um tutorial de como criar uma criptomoeda meme, ou memecoin, em apenas 27 segundos. O método gerou polêmica, uma vez que não é preciso conhecimentos avançados em programação, sequer em economia, para criar um criptoativo.

Após viralizar, abaixo da publicação com mais de 2,5 milhões de visualizações, o perfil ainda brinca sobre o tamanho da proporção que o tutorial tomou:

“No caso de uma investigação de qualquer ente federal ou similar, não tenho nenhum envolvimento com este grupo ou com as pessoas nele, não sei como estou aqui, provavelmente adicionado por um terceiro, não apoio nenhuma ação pelo membro deste grupo”, escreve.

A publicação original, foi feita na realidade por um artista de NFTs. Johnny Shankman, também conhecido como @iamwhitelights no Twitter, diz em sua publicação que o propósito é educacional e a plataforma foi construída em uma rede de testes, onde não existe valor intrínseco.

Após a publicação do vídeo, diversos perfis influentes no meio como o “Loopifyyy” divulgaram o método. Alguns, inclusive, tentaram criar as memecoins de forma mais rápida ainda. O movimento causou uma espécie de competição entre os usuários. 

A técnica do artista para criar a memecoin de maneira rápida, chamada de “EASY_MONEY”, envolve o uso do chamado Contracts Wizard, que foi criado pela empresa de cibersegurança OpenZeppelin.

A ferramenta pode gerar código para um token ERC-20, criptoativo compatível com o blockchain da Ethereum, com base em apenas alguns comandos. Em seguida, usando o aplicativo Remix, o contrato inteligente do token é compilado e implantado em segundos.

“Memecoins rápidas” e salsichas; melhor não saber como são feitas

O vídeo viral gerou discussões entre os entusiastas do mercado. De um lado, investidores condenaram a prática, pois enxergam como forma de banalizar a rede Ethereum, e ainda abrir oportunidades para golpes mais rápidos e eficientes.

Contudo, outros argumentam que a banalização pode fazer com que o “brilho” nas memecoins, que tanto valorizam, acabe. O efeito pode fazer com que investidores realizem “quão besta” são essa espécie de “aposta”, segundo um perfil.

“Acho que quanto mais as pessoas souberem como é fácil criar um token, maior a probabilidade de pensarem duas vezes antes de comprar esses números sem valor na tela”, argumenta.

O criador do método respondeu ao perfil e disse que pensa da mesma forma. Conforme colocado, uma vez que os investidores sabem como funciona, fica mais difícil caírem em golpes.

“Exatamente, uma vez que você SABE como eles funcionam, isso não os torna sem valor ou mais fáceis de tornar apenas um pouco mais difícil de se apaixonar por um tapete, gosto de pensar, já que você sabe o que está por baixo do capô”, comenta.

Repórter do Crypto Times
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.