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Como fidelizar clientes e aumentar a renda? Veja recomendações

21 jun 2019, 15:17 - atualizado em 21 jun 2019, 15:17
Esteja sempre aberto a diálogos e leve o máximo de informações que conseguir aos clientes, diz consultora (Imagem: Pixabay)

O primeiro desafio de uma empresa iniciante é construir, de forma gradativa, a sua base de clientes. Para se destacar no mercado e bater de frente com a concorrência, ter a fidelidade do consumidor é fundamental. Pensando nisso, Emilia D’Anzica, head de customer success da consultoria Winning by Design e uma das palestrantes do evento We Are Omie 2019, dá dicas sobre o assunto. Veja a seguir:

Busque impactar o consumidor

Segundo D’Anzica, o impacto é uma consequência do encantamento produzido pela marca. É importante, portanto, que as empresas entendam o que estão oferecendo ao cliente e de que maneira seu produto ou serviço pode auxiliá-lo.

Alinhe as informações internas

Um dos maiores erros cometidos por empresas, de acordo com a consultora, é a falta de alinhamento entre os donos dos negócios e os funcionários. Estabeleça um entendimento sobre o que pode ser oferecido e cuide para que não ocorra distorções.

Estimule o contato

Conhecer o público-alvo é primordial. Esteja sempre aberto a diálogos e leve o máximo de informações que conseguir aos clientes. Uma ferramenta de grande auxílio é a internet.

Treine sua equipe

“Uma estratégia simples pode colaborar com o aperfeiçoamento de equipes quando se trata de lidar com o público”, diz D’Anzica.

Faça simulações e determine um tempo para que a equipe encontre as melhores formas de lidar com as situações. A prática evita que pequenos deslizes com o consumidor aconteçam.

Determine funções entre membros da equipe

Se a sua empresa já amadureceu o suficiente, é bom dar início ao processo de engajamento. Divida as tarefas entre os funcionários, tendo em mente quem ficará responsável por qual área.

Não espere pelo problema

É comum encontrar empresas que começam a se preocupar com um problema tarde demais. A consultora aconselha agir antes de deixar a situação conflitante aparecer de fato. “Elas [as empresas] deveriam ter uma educação proativa, constantemente ouvindo o cliente, observando como ele está usando seu produto, para então serem capazes de antecipar suas necessidades futuras”, finaliza D’Anzica.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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