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Como Nike e Macy’s podem usufruir do uso da tecnologia de blockchain

09 mar 2020, 14:45 - atualizado em 08 jun 2020, 14:56
O rastreamento fornecido pelas tags RFID podem ajudar Nike e Macy’s a rastrear seus produtos (Imagem: Pixabay/geralt)

O blockchain pode ajudar grandes empresas de vestuário, como Nike e Macy’s, a compartilhar dados de produto às cadeias de fornecimento.

O “Projeto de Integração de Blockchain (CHIP)”, um setor de pesquisa do RFID Lab da Universidade de Auburn, estuda como o blockchain pode compartilhar dados em série, além de analisar diversos produtos de famosas lojas de varejo. Assim, o RFID Lab é conhecido por realizar experimentos com a emergente tecnologia de cadeia de fornecimento.

Muitas das lojas de varejo usam rastreamento interno através de etiquetas de identificação de radiofrequência (RFID) instaladas em cada unidade. Assim, cada caixa de tênis da Nike vêm com uma tag RFID que ajuda a empresa a rastrear seu grande inventário.

Porém, diferentes etiquetas armazenam dados de forma diferente, então não há interoperabilidade entre as empresas.

Assim, o RFID Lab ficou encarregado de criar uma linguagem comum e criar uma plataforma para essas lojas.

Após a criação da plataforma, quase 223 mil itens foram registrados no blockchain, mas isso não é suficiente para se tornar uma plataforma convencional a essas grandes lojas de varejo.

“O sistema atual pode processar o que precisamos que ele faça mas, a longo prazo, estamos falando sobre bilhões de produtos que passam pela cadeia de fornecimento de varejo com essas tags RFID. É necessário um sistema bem mais robusto para fazer isso”, afirmou Allan Gulley, pesquisador do RFID Lab, em relação à adesão e ao fomento tecnológico.