Black Friday

Compras na Black Friday: Saiba onde, quando e como aproveitar promoções

24 out 2023, 14:44 - atualizado em 24 out 2023, 14:44
Black Friday 2023, descontos
Black Friday irá ocorrer em novembro, mas já é possível aproveitar algumas promoções nos esquentas das empresas (Imagem: Preis_King/Pixabay)

A Black Friday 2023 acontecerá no dia 24 de novembro, e como esperado, promoções e condições especiais de compra já estão circulando no varejo físico e online.

Um dos exemplos é a CVC (CVCB3), que se antecipou ao evento e anunciou o “Esquenta CVC Friday”, com ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Americanas e Mercado Livre

A Americanas (AMER3) e o Mercado Livre (MELI34) já iniciaram seus esquentas.

No site do Mercado Livre, diversos produtos estão com descontos que podem chegar em até 70% e cupons especiais, enquanto no site da Americanas, os descontos podem chegar em 80%.

Na pesquisa sobre os hábitos de consumo para a data, formulada pelo Mercado Livre (MELI34) junto de consumidores, a empresa registrou que oito em cada 10 deles, estão interessados em comprar na Black Friday. Cerca de 50% da base de entrevistados planeja gastar mais este ano do que gastou na data anterior.

Um levantamento realizado pela startup Simplex, destacou alta na procura por eletrônicos e eletrodomésticos. Produtos com a temática da Barbie, subiram +1.488% nas pesquisas e se coloca no primeiro lugar no pódio do levantamento.

  • Dividendos da Petrobras estão em risco? Entenda no Giro do Mercado por que uma notícia assustou o mercado e fez as ações da petroleira despencarem na segunda-feira (24); clique aqui e assista!

Qual o calendário das empresas pra Black Friday?

Apesar de algumas empresas ainda não terem divulgado seus calendários para a Black Friday, empresas como Amazon, Shein, Apple, McDonalds, Burguer King, Ifood, entre outras, costumam aderir ao evento.

No caso da Shein, a empresa geralmente faz ofertas relâmpago, frete grátis, ganho de pontos e cupons de desconto na semana inteira.

Já a Magazine Luiza (MGLU3) divulgou que adotará a Black Week, ofertando iPhones, TVs, eletrônicos, eletrodomésticos etc. Os descontos podem chegar à 80% e alguns dos itens serem ofertados o mês todo, ou até durarem os estoques.

A Casas Bahia divulgou que ofertará produtos a partir do dia 24 de novembro até acabarem os estoques promocionais, a Shopee começará com as ofertas em 30 de outubro, contemplando de descontos especiais no dia 24 e com extensão até 26 de novembro para as demais ofertas.

Dicas para se preparar para a Black Friday

Um dos principais aspectos quando se trata da Black Friday é evitar cair em fraudes e promoções falsas, como no caso de produtos em que o preço foi elevado antes da data para que a aplicação do desconto leve ao preço original.

O Procon-SP dá dicas que valem para todos os anos, com o intuito de fazer com que o consumidor saiba onde não comprar:

  • Checar os dados do fornecedor antes de qualquer compra de produto ou contratação de serviços;
  • Caso a empresa tenha loja física, checar no Google Maps se o endereço realmente mostra o estabelecimento;
  • Consultar o CNPJ da empresa na Receita Federal e avaliar se a empresa não foi criada há poucos dias;
  • Consultar a lista de sites que devem ser evitados, pois tiveram reclamações de consumidores registrada no Procon-SP, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados;
  • Evitar links enviados por e-mai, WhatsApp e SMS.

Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.