Carteira Recomendada

Copel (CPLE6) ou Eletrobras (ELET3)? As elétricas favoritas entre 23 analistas para julho; uma delas pode saltar mais de 40%

09 jul 2024, 14:44 - atualizado em 10 jul 2024, 8:37
elétricas copel eletrobras
Copel e Eletrobras dividem posto de elétrica favorita para julho (Imagem: Pexels)

A Copel (CPLE6) e a Eletrobras (ELET3) empataram como as ações do setor elétrico favoritas dos analistas, segundo levantamento do Money Times com 23 bancos, corretoras e casas de análises.

Para o mês de julho, cada companhia recebeu quatro recomendações.

  • Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado 

Na sequência no ranking, aparecem Equatorial Energia (EQTL3) e Transmissão Paulista (TRPL4), com 3 indicações cada.

Copel ou Eletrobras?

Na visão da Ágora Investimentos, a Copel é um dos nomes mais atrativos no setor, negociando com uma taxa interna de retorno (TIR) real próxima dos 10%.

No ano passado, a Copel concluiu o processo de transformação em uma corporation, sem acionista controlador, diante da liquidação financeira de oferta base secundária de ações do Estado do Paraná e da oferta primária de novas ações. O Governo reduziu participação das ações com direito de voto de 69,66% para cerca de 32,32%.

“Uma vez privatizada, reforçamos nossa recomendação de compra e preço-alvo de R$ 12,50 para 2024 a partir de premissas que incluem redução de despesas e menor custo de capital”, avaliam os analistas.

O valor justo indicado para a ação acarreta em uma potencial alta de 27%, com base na cotação do fechamento de ontem (8).

Já para Eletrobras, os analistas do BTG Pactual veem as ações sendo negociada a uma TIR real “muito atraente” de 16,7%, ao mesmo tempo em que oferece gatilhos positivos para 2024, vinculados ao processo de recuperação.

Além disso, a companhia apresentou resultados sólidos nos últimos trimestres, refletindo o corte de custos com pessoal, material, serviços de terceiros e outras (PMSO). “Esperamos que essa tendência continue”, afirmam.

Os analistas da Safra acreditam que o processo de turnaround iniciado após a privatização trará boas oportunidades de destravamento de valor, como corte de custos e despesas, alteração na estratégia de vendas e ganhos potenciais de uma maior eficiência fiscal.

Eles indicam também que as ações performaram abaixo do setor nos últimos 12 meses e oferecem uma boa oportunidade de exposição. O preço-alvo é de R$ 54,40, o que implica uma alta de 43%.

As elétricas favoritas para julho

Empresa Ticker Indicações
Copel CPLE6 4
Eletrobras ELET3 4
Equatorial EQTL3 3
CTEEP TRPL4 3

Levantamento

Participaram do levantamento Ágora InvestimentosAtiva Investimentos, Andbank, Daycoval, BB InvestimentosBTG Pactual, CM Capital, EQI Research, Empiricus ResearchGenial InvestimentosGuide InvestimentosItaú BBA, Levante, MyCap, Nova Futura, Planner, PagBankRicoRB InvestimentosSafraSantanderTerra Investimentos XP Investimentos. 

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.