Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Copom, eleições e Rede Globo: 5 notícias de destaque no Brasil nesta semana

Laura Intrieri
14/05/2022 - 10:30
Banco Central, juros, selic, copom
A meta do Banco Central é de encerrar o ano com inflação de 3,5% (Imagem: Banco Central/Antônio Cruz)

Nesta semana, alguns dos acontecimentos na política e economia do país ganharam maior destaque entre nossos leitores.

Confira abaixo as cinco notícias mais lidas da editoria Brasil:

5 – Caminhoneiros avaliam greve após alta do diesel. “Política da Petrobras (PETR4)” é alvo, diz categoria

Uma nova greve dos caminhoneiros voltou a ser ventilada entre a categoria na quinta-feira (12).

O presidente da Abrava (Associação Brasielira de Condutores de Veículos Automotores), Wallace Landim, mais conhecido como Chorão, afirmou ao UOL que caminhoneiros irão discutir no próximo domingo (15) se haverá uma nova paralisação nacional após reajuste de preços do diesel.

Na última segunda-feira (9), a Petrobras (PETR4) anunciou ao mercado o reajuste de preços do diesel de R$ 4,51 para R$ 4,91 por litro nas refinarias, mantendo inalterado o valor da gasolina.

Com isso, a estatal mais uma vez despertou a insatisfação dos caminhoneiros de todo o Brasil.

Clique aqui para ler a matéria completa.

4 – Inflação acima de 10% entra no radar

A possibilidade de o Brasil registrar uma inflação acima de 10% em 2022, pelo segundo ano seguido (em 2021, o IPCA foi a 10,06%), entrou no radar dos economistas.

A previsão vem crescendo em meio a impactos da guerra na Ucrânia, dúvidas sobre o efeito da política de “covid zero” da China nas cadeias produtivas, aumento dos juros nos Estados Unidos e disseminação das altas de preços no Brasil. O cenário eleitoral aparece como fator de pressão adicional.

Clique aqui para ler a matéria completa.

Inflação
O governo anunciou em março uma estimativa de 6,55% para o IPCA no ano (Imagem: Reuters/Pilar Olivares)

🏆 3 – E a Rede Globo? Inimiga de Bolsonaro tem mais audiência do que todas as rivais somadas, segundo Ibope

Uma das pedras no sapato do presidente da república Jair Bolsonaro (PL) e seus seguidores, a rede Globo mantém vantagem de audiência contra suas principais concorrentes, segundo levantamento realizado pelo site Notícias da TV.

A partir de dados da Kantar Ibope Media coletados entre os dias 2 e 8 de maio, o estudo mostrou que a emissora, em seu dia de melhor desempenho, ficou 15,5 pontos em vantagem com relação a suas rivais — diferença percentual de 17%.

Clique aqui para ler a matéria completa.

🏆 2 – Eleições: Como Jair Bolsonaro ainda pode virar o jogo nas pesquisas

O presidente Jair Bolsonaro tem feito esforços para correr atrás de sua desvantagem contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas intenções de voto do primeiro turno das eleições marcadas para outubro.

Nas últimas seis pesquisas, Bolsonaro navegou dentro da margem de erro e manteve-se estável acima dos 30 pontos na grande maioria dos cenários desde o início de abril. Antes disso, o atual presidente pontuava entre os 20 e 30 pontos desde junho de 2021, mesma época em que Lula despontou para acima dos 40 pontos e, desde então, lá se manteve.

A pergunta que fica é: será possível para Bolsonaro conquistar os 10% do eleitorado que lhe faltam para parar de comer a poeira de seu rival?

Clique aqui para ler a matéria completa.

🏆 1 – Ciclo de aperto monetário deve avançar “significativamente”, diz Copom

Comitê de Política Monetária (Copom) disse considerar ser “apropriada” a manutenção do ciclo de aperto monetário diante das projeções observadas e do “risco de desancorarem das expectativas” para prazos mais longos. A ata da última reunião do comitê foi divulgada na terça-feira (10), em Brasília.

Entre as avaliações apresentadas na ata da última reunião do comitê, que elevou a taxa básica de juros (Selic) em um ponto percentual para 12,75% ao ano, estão também considerações sobre a continuidade da alta do petróleo; a continuidade da inflação no país e no ambiente externo; a nova onda da covid-19 na China; e a reorganização das cadeias de produção globais em decorrência da guerra na Ucrânia.

Clique aqui para ler a matéria completa.

Imposto de renda: como declarar ações em renda variável?

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Última atualização por Márcio Juliboni - 13/05/2022 - 16:59

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto