Agenda do Dia

Copom na mira do mercado e Lula na posse de Magda Chambriard, da Petrobras (PETR4); confira a agenda desta quarta-feira (19)

19 jun 2024, 6:30 - atualizado em 19 jun 2024, 9:06
agenda do dia copom
Copom na mira do mercado e Lula e ministros participam da posse de Magda Chambriard (Imagem: Divulgação/Banco Central)

Apesar do feriado nos Estados Unidos, a agenda econômica desta quarta-feira (19) está para lá de agitada. Com o Comitê de Política Monetária (Copom) na mira, o mercado permanece em dúvidas sobre a decisão do corte da Selic do comitê.

Observando a agenda política, os olhares estarão atentos para a participação de ministros na posse da nova CEO da Petrobras (PETR4), Magda Chambriard. Nomes como Fernando Haddad, ministro da Fazenda, Alexandre Silveira, de Minas e Energia, e Luiz Inácio Lula da Silva estarão presentes.

Na agenda de Rui Costa, da Casa Civil, não consta a presença no evento. Jean Paul Prates, que ocupava a presidência até recentemente, atribuiu sua saída tanto ao ministro da Casa Civil quanto ao de Minas e Energia.

Enquanto isso, a agenda de Lula já começa com reuniões envolvendo ministros, entre eles, Marina Silva, do Ministério do Meio Ambiente.

Ontem, em entrevista ao Jornal da CBN, o presidente Lula voltou a defender a exploração de petróleo na Foz do Amazonas, afirmando que seria necessário dialogar com a ministra e com o Ibama, ambos resistentes à exploração, e com a Petrobras.

Confira a agenda do presidente Lula desta quarta-feira (19)

Horário Programação Local
09h00 Reunião com Rui Costa, Fernando Haddad, Luciana Santos, Marina Silva e Waldez Góes Palácio do Planalto
11h00 Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias Palácio do Planalto
13h35 Partida para o Rio de Janeiro Base Aérea de Brasília
15h00 Chegada ao Rio de Janeiro Aeroporto Internacional do Galeão – RJ
15h20 Ato de assinatura de contrato de operações de crédito do Banco do Brasil e da CAIXA com a Prefeitura do Rio de Janeiro CENPES – Rio de Janeiro
15h30 Visita ao Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação da Petrobras (CENPES) CENPES – Rio de Janeiro
15h40 Solenidade de posse de Magda Chambriard no cargo de Presidente da Petrobras CENPES – Rio de Janeiro
19h00 Ato em Homenagem ao Dia do Cinema Brasileiro e de Anúncios para o Setor Audiovisual Estúdios Rio – Rio de Janeiro

Economia

A expectativa é de que o Banco Central faça uma pausa no afrouxamento monetário. Uma parte mais otimista do mercado, porém, aposta em um corte de 0,25 ponto percentual na taxa Selic

  • 850 mil brasileiros já estão recebendo, todos os dias, as atualizações mais relevantes do mercado financeiro. Você é um deles? Se a resposta for não, ainda dá tempo de “correr atrás do prejuízo”. Clique aqui para começar a receber gratuitamente. 

De acordo com Alex Andrade, CEO da Swiss Capital, a decisão do Copom sairá no zero a zero em uma questão para “acalmar os ânimos”.

Vale lembrar que ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não mediu palavras e criticou BC e o seu presidente, Roberto Campos Neto, o que estressou os juros futuros.

“Só temos uma coisa desajustada neste país: é o comportamento do Banco Central. Essa é uma coisa desajustada. Presidente que tem lado político, que trabalha para prejudicar o país. Não tem explicação a taxa de juros estar como está”, disse em entrevista à rádio CBN.

Campos Neto continua participando de reuniões do Copom. A primeira ocorre pela manhã, entre 10h e 11h, enquanto a segunda ocorre durante a parte da tarde, entre 14h30 e 18h30.

Confira a agenda desta quarta-feira (19)

Horário País Indicador
Brasil Copom
EUA Feriado
03h00 Reino Unido CPI (Maio)
03h00 Reino Unido PPI (Maio)
03h00 Reino Unido RPI (Maio)
06h00 Zona do Euro Produção do Setor de Construção (Abril)
11h00 EUA Índice NAHB de Mercado Imobiliário (Junho)
11h30 EUA Relatório de Estoques de Petróleo da EIA (Semanal)
16h00 Argentina Vendas no Varejo (Abril)
16h00 Argentina Balança Comercial (Maio)
18h00 Brasil Decisão da Taxa de Juros Selic

 

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.