Taxa Selic

Cortes na Selic: Projeção de redução nos juros ganha mais adeptos; entenda

11 jul 2023, 15:05 - atualizado em 11 jul 2023, 15:05
Banco Central
Bancos associados à Febraban esperam queda na taxa Selic, no mês de agosto e nas próximas reuniões do Copom (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O mercado já precificou de vez o primeiro corte na Selic em agosto. Pelo menos é o que indica a “Pesquisa Febraban de Economia Bancária e Expectativas”: os 115 sócios da Federação Brasileira de Bancos concordam que haverá um corte na taxa de juros na próxima reunião do Banco Central.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No levantamento, que é feito sempre após a Ata do Comitê de Política Monetária (Copom), as expectativas apontam um corte de 0,25 ponto percentual e que deve acelerar para 0,50 nos próximos encontros, levando a Selic dos atuais 13,75% para 12% no final de 2023.

Além disso, a projeção feita pelos bancos indica que o crédito deve apresentar crescimento tanto em recursos livres quanto em direcionados.

  • Inflação cai pela 1ª vez desde outubro, e vai puxar a Selic junto: Veja a melhor forma de investir para ganhar dinheiro neste cenário no Giro do Mercado de hoje (11), é só clicar aqui. Aproveite para se inscrever no nosso canal aqui e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.

A carteira livre deverá avançar em 9,3%, ante 8,5% de maio, enquanto a estimativa de alta do crédito direcionado é de 10,7%, ante 9,6% anteriormente. Por fim, o crescimento da carteira de crédito total, provocou as cotações, trazendo a expectativa de 7,8% em 2023, ante 8,1% da pesquisa anterior, em maio, ficar mais próxima a atual projeção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A revisão foi puxada pelo menor crescimento esperado para a carteira pessoa jurídica livre, que passou de 3,9% para 2,4%,. Isso é reflexo de impactos defasados do aperto monetário e, mais recentemente, os episódios envolvendo as Lojas Americanas e Light, que elevaram fortemente a percepção de risco no mercado”, afirma Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban.

E apesar da melhora nas expectativas para crescimento do crédito ao público, os empréstimos para empresas estão o oposto. A previsão dos financiamentos com recursos livres para o varejo é de 9,3% neste ano, ante os 8,5% de maio.

Corte de 0,50 pp na Selic

Pela primeira vez, desde outubro do ano passado, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apontou para uma deflação mensal. Em junho, a inflação recuou 0,08%; com isso, o indicador desacelerou a alta acumulada em 12 meses de 3,94% para 3,16%.

O resultado reforçou as apostas de corte em agosto e ampliou o otimismo de um reajuste maior, de 0,50 pp já na próxima reunião.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o economista André Perfeito, a deflação reitera o momento benigno do IPCA — especialmente, porque boa parte da queda está no grupo alimentação e bebidas. “Este bom momento deve durar mais tempo”, diz.

O economista ainda estima que a taxa básica deve fechar o ano a 11,75%. A expectativa do Relatório Focus, do BC, é de uma Selic a 12% ao final de 2023.

*Com Giovana Leal

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações.
vitoria.pitanga@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar