Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Cresce adesão a pagamentos por aproximação na América Latina e no Caribe, revela estudo da Visa

30/05/2020 - 14:06
celular-pagamentos
O número de cartões de pagamentos por aproximação da bandeira Visa triplicou na região em 2019 (Imagem: Unsplash/@nate_dumlao)

Um estudo da Visa divulgado na terça-feira (26) mostrou que os consumidores estão mudando a forma como realizam compras diante da pandemia de covid-19. Ao longo dos primeiros meses do ano, mais de 13 milhões de pessoas da América Latina e do Caribe com cartão Visa fizeram sua primeira transação de e-commerce ou realizaram este tipo de operação após uma pausa de 15 meses.

A maioria dos produtos adquiridos corresponde à categoria de itens essenciais. De acordo com a pesquisa, os consumidores ainda acreditam que certos tipos de compra exigem uma visita às lojas físicas, corroborando para que o número de cartões de pagamentos por aproximação da bandeira triplicasse na região em 2019.

As populações de Costa Rica e Chile foram as que abraçaram com mais força este método de pagamento, tendo mais de 50% das transações presenciais sido efetuadas desta forma. Na Guatemala, os pagamentos por aproximação representaram mais de 30% do total de transações Visa realizadas presencialmente, enquanto o Brasil chegou à marca de 7 milhões de compras mensais.

“Os consumidores só mudam sua forma de comprar e pagar quando veem valor em fazê-lo”, afirmou Vanesa Meyer, head de Inovação e Design da Visa América Latina e Caribe. “A pandemia mostrou rapidamente os benefícios do e-commerce e do pagamento por aproximação, influenciando o comportamento do consumidor no momento em que saúde, segurança e higiene são suas prioridades”.

Substituição do dinheiro em espécie

Dados do levantamento também revelaram que, nos últimos três meses, os cartões de débito foram o método de pagamento preferido dos consumidores (72%), seguidos por cartões de crédito (63%) e, por fim, o dinheiro (44%).

Segundo a Visa, a população da América Latina e do Caribe estão percebendo, aos poucos, que realizar compras online e usar recursos mais tecnológicos é seguro. Isso segue a tendência global identificada pela empresa: o 2019 Global Commerce Unbound Report mostrou que uma em três transações realizadas em checkouts na rede da Visa é por aproximação. Mundialmente, esse tipo de transação cresceu mais de 40% em um ano.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Diana Cheng - 26/05/2020 - 16:06