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CS Brasil, controlada pela Simpar, leva a concessão de dois portos na Bahia

21 dez 2020, 20:40 - atualizado em 21 dez 2020, 22:21
Porto de Aratu
A projeção de investimentos no complexo portuário é de R$ 95 milhões entre 2021 e 2023, restando R$ 85 milhões até 2031 (Imagem: Codeba/Divulgação)

A CS Brasil, controlada pela Simpar (SIMH3), levou a concessão de dois portos no Complexo Portuário de Aratu, na Bahia, chamados de ATU-12 e ATU-18, mostra comunicado enviado ao mercado nesta segunda-feira (21).

O prazo das concessões é de 25 anos e 15 anos, respectivamente, com possibilidade de prorrogação contratual até 2091.

Os valores de outorgas para ATU-12 e ATU-18 foram de R$ 10 milhões e R$ 52,5 milhões, respectivamente, perfazendo um total de R$ 62,5 milhões.

Desse valor, 25% serão desembolsados na assinatura do contrato e o restante igualmente dividido em parcelas anuais de 15% até 2026.

A empresa pretende investir R$ 95 milhões nos portos entre 2021 e 2023, restando R$ 85 milhões até 2031.

Segundo a companhia, o terminal portuário ATU-12 atualmente movimenta e armazena fertilizantes, concentrado de cobre, manganês, entre outros, com potencial para incremento adicional de minério de ferro.

Já o ATU-18 movimentará e armazenará grãos e farelo de soja.

“A expertise das empresas do grupo Simpar na operação de portos privados será de grande valia para que se atinja a eficiência e o retorno mínimo esperado para os projetos (TIR real mínima alavancada de 13% para ambos os terminais), sem abrir mão da disciplina financeira e cumprimento dos índices de alavancagem esperados para a empresa e suas controladas”, informou.

Ainda de acordo com trecho do documento, a CS Brasil tem investido em Gestão e Terceirização de Frotas (GTF), em contratos de até 60 meses, para empresas de capital misto ou controladas diretamente pelo setor público, assim como tem operado também em atividades de transporte de passageiros e coleta de resíduos.

Neste ano, ganhou a concessão do BRT Sorocaba (Bus Rapid Transit) pelo prazo de 20 anos.

“Dessa forma, a conquista dos terminais de ATU-12 e ATU-18 contribuirá para a extensão dos prazos do portfólio de contratos, assim como a contínua melhoria dos retornos apresentada pela CS Brasil nos últimos anos”, informou.

Veja o documento:

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
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