Câmara dos Deputados

De Bolsonaro a Lula, um nome conseguiu juntar apoio de todos no Congresso

30 nov 2022, 16:14 - atualizado em 30 nov 2022, 16:14
Arthur Lira e Lula
Arthur Lira conseguiu o apoio do PT e do PL para sua reeleição (Imagem: Adriano Machado/Reuters)

Passada a eleição para presidente da República e deputados federais, se aproxima a segunda eleição mais importante de Brasília: a de presidente da Câmara dos Deputados.

Atual presidente da casa, Arthur Lira (PP) conseguiu o que parecia pouco provável: o apoio de quase todos os partidos. Depois de Lula aceitar se colocar ao lado de Lira na votação para presidência em troca de apoio na aprovação da PEC da transição, foi a vez do PL de Jair Bolsonaro sinalizar pela recondução de Lira ao posto de presidente da Câmara dos Deputados.

A dois meses da eleição interna, o presidente da Câmara já garantiu um segundo mandato com o apoio de ao menos 15 partidos, mais de 300 votos. Além de PL, PT e do próprio PP de Lira, subiram no mesmo palanque União Brasil, Republicanos, PDT, PV, PCdoB, PSB, Podemos, PSC, Patriota, Solidariedade, Pros e PTB.

Depois de reeleito, Lira terá de pensar como atender todos os pedidos feitos. Tanto o partido de Lula, quanto o de Jair Bolsonaro, querem o comando da Comissão de Constituição e Justiça, por onde passam todos os projetos em tramitação na Câmara, e a relatoria do orçamento de 2024, que é discutido durante 2023 e é fundamental para o governo.

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.