Esportes

De Tarcísio a Gilmar Mendes: autoridades dão seu último adeus ao Rei Pelé

02 jan 2023, 17:44 - atualizado em 02 jan 2023, 17:47
Pelé
O corpo de Pelé está sendo velado na Vila Belmiro, em Santos (Imagem: REUTERS/Anindito Mukherjee)

O velório de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, ocorre entre hoje e amanhã na Vila Belmiro, estádio do Santos Futebol Clube.

Aberto ao público, a cerimônia começou às 10h com filas de admiradores do Rei de Futebol e deve se encerrar às 10h da terça-feira (3), quando haverá o sepultamento do corpo do ex-jogador no Memorial Necrópole Ecumênica.

A fila de admiradores do maior jogador de todos os tempos começou a se formar no início da manhã, por volta das 6h30, três horas e meia antes da abertura dos portões. É estimado que mais de 4 mil pessoas já tenham passado pela Vila Belmiro.

Pelé faleceu aos 82 anos na última quinta-feira (29) no hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP). O ex-jogador vinha batalhando contra um câncer de cólon, o que levou a sua internação no final de novembro.

Pelé estava em cuidado paliativo desde 2021, quando parou de responder ao tratamento oncológico.

Do presidente da Fifa a Lula: confira as personalidades

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, por meio de comunicado oficial da Presidência, ida ao velório de Pelé.  Recém empossado, o mandatário deve chegar em Santos por volta das 9h da terça-feira (3).

Além da presença de amanhã de Lula, estiveram presentes hoje na Vila Belmiro o governador de São Paulo Tarcísio Gomes de Freitas, o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes, ministro do STF, Gilmar Mendes, os presidentes da CBF, da Conmenbol e da Fifa, ex-jogadores e celebridades.

Como forma de homenagear Pelé, Infatino disse que pedirá que cada país nomeie ao menos um estádio com o nome de Pelé para que “as crianças saibam a importância dele”.

Em 2000, Pelé foi eleito jogador do século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) e foi um dos dois vencedores conjuntos do prêmio Melhor Jogador do Século da Fifa.

Nesse mesmo ano, ele foi eleito Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional. De acordo com a IFFHS, Pelé é o segundo maior goleador da história do futebol em jogos oficiais.

Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.