Meio Ambiente

Defesa retoma operação contra garimpo ilegal em terra indígena

07 ago 2020, 15:01 - atualizado em 07 ago 2020, 15:01
Índios Amazônia
De acordo com o Ministério da Defesa, a operação foi retomada depois de uma reunião com líderes indígenas da reserva, trazidos de avião a Brasília para discutir a situação na reserva (Imagem: Reuters/Ricardo Moraes)

O Ministério da Defesa anunciou nesta sexta-feira a retomada das operações contra o garimpo ilegal e outros crimes ambientais na reserva indígena Mundukuru, no oeste do Pará, suspensas na quinta-feira depois da reclamação de garimpeiros ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O Ministério da Defesa (MD) informa que já foi autorizado, nesta sexta-feira, o reinício das operações nas terras indígenas Munduruku, no âmbito da Operação Verde Brasil 2.

As operações haviam sido temporariamente suspensas, por um dia, na quinta-feira, atendendo à solicitação dos indígenas, para permitir avaliação de resultados e a realização de encontro de representantes dos indígenas com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília”, diz a nota da Defesa.

A operação na localidade havia começado na quarta-feira, com a destruição de equipamentos usados por garimpeiros que exploram ouro em rios dentro da reserva no Estado do Pará.

Na quinta, foi suspensa depois de uma reunião de Salles com garimpeiros e indígenas que defendem o garimpo nas terras, durante uma visita à reserva Mundukuru.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o Ministério da Defesa, a operação foi retomada depois de uma reunião com líderes indígenas da reserva, trazidos de avião a Brasília para discutir a situação na reserva.

Coordenador do Conselho da Amazônia, o vice-presidente Hamilton Mourão minimizou o episódio, que foi criticado por organizações de apoio aos indígenas e pelo Ministério Público do Pará.

“A operação foi suspensa justamente porque os indígenas fizeram um protesto lá. Vieram aqui, conversaram com o ministro e assim que conversaram com o ministro ela foi liberada para prosseguir. Foi suspensa no dia de ontem só”, disse.

Mourão lembrou que parte dos garimpeiros que protestaram contra a operação era de indígenas e que a situação foi boa “para desmontar essa teoria daquela turma que acha que o índio tem que viver segregado na mata e não ter meio de subsistência.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Ele vai buscar um meio de subsistência”, afirmou. “A Constituição diz que exploração na terra indígena pode ocorrer desde que o Congresso legisle a respeito. Nós estamos há 32 anos esperando que isso ocorra, porque todos os governos mandaram projeto.

O presidente Fernando Henrique mandou um, o presidente Lula mandou dois, o presidente Bolsonaro mandou outros. Se não definir isso daí fica tapando sol com a peneira. Tem ouro, o ouro hoje está valendo 2 mil reais a onça”, acrescentou Mourão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar