Internacional

Depois de 10 anos, Fed retoma uso de instrumento para acalmar mercados monetários

18 set 2019, 9:46 - atualizado em 18 set 2019, 9:46
Na terça-feira, Fed injetou bilhões de dólares no sistema financeiro a fim de acalmar os mercados de taxas de juros (Imagem: Dario Pignatelli/Bloomberg)

O Federal Reserve injetou na terça-feira bilhões de dólares no sistema financeiro por meio de uma ferramenta que não utilizava havia mais de uma década, a fim de acalmar os mercados de taxas de juros, uma vez que os empréstimos diminuíram em parte devido a enormes pagamentos de impostos e ofertas de títulos.

O banco central disse na terça que conduziu uma operação de recompra no overnight, resultando em um aumento de 53,15 bilhões de dólares em dinheiro no sistema bancário.

O Fed realizará outra operação de recompra nesta quarta-feira.

Numa operação de recompra overnight, os bancos tomam emprestado dinheiro do Fed usando como garantia títulos do Tesouro dos EUA e outros papéis. As operações compromissadas têm sido raras nos últimos anos porque os bancos tiveram amplo suprimento de caixa disponível para operações diárias.

A escassez temporária de caixa ocorreu devido aos pagamentos trimestrais de impostos corporativos e à liquidação da venda de 78 bilhões de dólares ofertados na semana passada, disseram analistas.

O caos nos mercados de taxas de juros desde segunda-feira aumentou a lista de preocupações dos formuladores de política monetária do Fed, que já precisam lidar com riscos das tensões comerciais EUA-China, desaceleração da economia global enfraquecida e inflação doméstica lenta.

O Fed anuncia nesta quarta-feira sua decisão de política monetária.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.