Deutsche Bank afirma que o valor do bitcoin é baseado apenas em otimismo

22/05/2021 - 16:07
Moedas nacionais só são utilizadas porque suas nações acreditam que o dinheiro fiduciário tem valor. O mesmo vale para o bitcoin (Imagem: Pixabay/Die-Wirtschaftsnews)

O valor do bitcoin (BTC) é baseado em otimismo, argumentam analistas do Deutsche Bank em uma nota publicada nessa quinta-feira (20). Segundo Marion Labouré, economista do banco:

O que é verdade para o glamour e o estilo também pode ser verdade para o bitcoin. Assim como uma ‘moda passageira’ acontece rapidamente, acabamos de comprovar que criptomoedas também podem ser rapidamente passageiras.

Os comentários do banco vieram logo após a grande queda do mercado cripto esta semana. Atualmente, o bitcoin está em US$ 37 mil, tendo sofrido uma queda semanal de quase 20%.

Dois possíveis fatores para a queda podem ser os comentários de Elon Musk sobre o impacto ambiental do bitcoin e a proibição do processo de mineração e das negociações com cripto na China.

Porém, a nota do Deutsche Bank reacende um debate sobre a possibilidade de o bitcoin ser inerentemente valioso.

Defensores da criptomoeda afirmam que o preço é resultado de mais de uma década do processo de mineração e um testamento da resistência à censura, por ser completamente descentralizado, cujo sistema está disponível para uso 24 horas por dia.

Já os críticos afirmam que o bitcoin é um grande desperdício de energia e que o mercado é operado por empresas muito suspeitas.

De qualquer forma, explica o Decrypt, desde que as maiores moedas do mundo abriram mão do padrão-ouro, a única fonte de valor das moedas fiduciárias também vem da confiança, assim como acontece com o bitcoin.

Se os “bitcoiners” podem ser definidos por algo é por sua confiança em sua criptomoeda favorita.

Gostou desta notícia? Baixe o nosso app para ler, em apenas um clique, esta e mais de 150 matérias diárias.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 22/05/2021 - 16:07

Pela Web