Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Vitreo DTVM

Dezembro sinaliza chuvas “melhores” para áreas agrícolas do Brasil, diz Rural Clima

01/12/2020 - 9:00
soja
No início desta semana, as chuvas ainda vão se concentrar mais no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, além do Paraguai, Mato Grosso do Sul e faixa leste paulista (Imagem: REUTERS/Roberto Samora)

Após as áreas agrícolas brasileiras registrarem em novembro baixos índices de chuvas em relação à média histórica, dezembro deve apresentar maiores volumes, com precipitações generalizadas em grande parte do Brasil, o que favorece cultivos como soja, café e cana-de-açúcar, avaliou nesta terça-feira a Rural Clima.

“Novembro foi considerado um dos piores meses de chuvas da história, algumas regiões acumularam 40 milímetros, quando normalmente acumulam 200, 250 milímetros”, disse o agrometeorologista da Rural Clima Marco Antonio dos Santos.

Mas ele reforçou que a partir do próximo final de semana o país deverá ver chuvas generalizadas.

“As esperanças continuam para toda a região produtora de soja, porque os modelos começam a sinalizar uma tendência de chuvas melhores no verão em todo o Brasil”, declarou ele, em referência à principal cultura brasileira, que sofreu com irregularidade de precipitações no último mês, para o desenvolvimento e avanço do plantio.

No início desta semana, as chuvas ainda vão se concentrar mais no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, além do Paraguai, Mato Grosso do Sul e faixa leste paulista.

“Não há previsão de chuva para a região norte do Paraná… e o tempo fica extremamente seco em grande parte das regiões produtoras do Cerrado”, que devem ver apenas pancadas isoladas nesta terça-feira, disse Santos.

Na quarta-feira, áreas de instabilidade ganham força e as chuvas atingem também o sul de Minas Gerais, o que beneficia lavouras de café ressecadas, e São Paulo, favorecendo cultivos de cana.

Na quinta-feira, volta a chover nos Estados do Sul do Brasil e São Paulo e Minas Gerais, segundo dados apresentados pelo meteorologista em boletim diário nesta terça-feira.

Na sexta-feira o sistema de chuvas avança e no sábado ocorrem “as tão esperadas chuvas generalizadas” em grande parte do Brasil, beneficiando áreas agrícolas.

No domingo, a frente fria já se encontra sobre a região Sudeste e há grande possibilidade de as chuvas ficarem intermitentes ao longo da próxima semana, na maioria das regiões produtoras.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 01/12/2020 - 9:00