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Dia das Mães deve movimentar R$ 16,3 bilhões, diz associação

06 maio 2025, 18:23 - atualizado em 06 maio 2025, 18:23
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(Piaxabay)

O Dia das Mães, segunda data mais importante do ano para o comércio brasileiro, deve movimentar R$ 16,3 bilhões em compras, mostra pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), encomendada ao Instituto Datafolha. O montante é 9,24% superior à projeção do mesmo período do ano passado.

O levantamento aponta que 62% dos consumidores pretendem comprar presente de Dia das Mães neste ano. Com base no cálculo da Abecs, o valor médio das compras será de R$ 249, um montante 8,7% maior em relação ao visto no ano passado (R$ 229).

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Além disso, o estudo mostra que 73% dos consumidores compram os presentes em lojas físicas. Já um quarto (25%), pretendem comprar em plataformas online. 76% das mulheres entrevistadas optam por comprar presencialmente, ante 22% que preferem online. Já para os homens, 71% pretendem ir em lojas físicas, contra 28% que comprarão de forma remota.

De acordo com a pesquisa, para 50% dos consumidores cartões de crédito e débito são o principal pagamento escolhido para comprar presente de Dia das Mães. Nesse grupo, 28% dos entrevistados tem intenção de uso da função crédito, e 22%, a de débito.

Outros meios de pagamento apontados são: Pix (37%), dinheiro (31%), boleto (2%) e cartões de loja – private label (1%). No que se refere às compras realizadas especificamente com cartões de crédito, 67% dos entrevistados manifestaram intenção de realizá-las de forma parcelada.

Presentes e regiões

Os itens de vestuário ganham na preferência dos consumidores para presentear na data, com 39%. Em seguida vem cosméticos (25%), itens de casa (14%), flores e joias (5%), eletrônicos (4%), chocolate (4%) e cestas de café da manhã (2%).

Referente às regiões do Brasil, o Norte deve ter o maior valor médio de comprar, em R$ 271, seguida por Sudeste, com R$ 257, Centro-Oeste, com R$ 249, Nordeste, com R$ 241, e Sul, com R$ 225. No entanto, ao se levar em conta os gastos totais, o Sudeste lidera, com R$ 6,7 bilhões (12,5% acima do visto em 2024).

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Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
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