CryptoTimes

Digitalks terá presença de DAO 100% brasileira

23 ago 2022, 15:01 - atualizado em 23 ago 2022, 15:01
DAO Digitalks EVE
Cintia Ferreira, funfadora da EVE e seu avatar que a representa na DAO (Imagem: Project EVE/Divulgação)

Cintia Ferreira, Fundadora da EVE e co-fundadora da Belong Be, será a única palestrante do Digitalks – evento sobre economia digital e tecnologia – que faz 100% parte do universo da Web 3.0. O evento acontecerá nesta quarta-feira (24) até quinta-feira (24) no Expo Hall em São Paulo.

A EVE é uma Uma DAO (Organização Autônoma Descentralizada), dedicada a integrar o universo feminino em torno dos desafios da chamada Web 3.0.

O projeto foi criado por um grupo de mulheres executivas, com experiência em tecnologia, cultura e mercado financeiro, áreas que se complementam e que são a base para ações voltadas ao desenvolvimento do mercado mundial de NFT.

O principal objetivo da EVE é ampliar a participação feminina em todas as pontas deste novo mercado digital, seja como criadoras e produtoras, seja como consumidoras e investidoras em obras NFT.

As ações iniciais desenvolvidas incluem desde a criptografia dos mais variados produtos da economia criativa até a organização de leilões em benefício de artistas mulheres, com atividades de educação financeira e tecnológica e contrapartidas sociais. 

Conforme a DAO, assim como várias revoluções ao longo da história, a Web 3.0 chega com o desafio de representatividade. Somente 4% desse universo são ocupados por mulheres, sendo que, em 2021, a taxa de participação feminina no mercado de trabalho foi de 51,56%, o que significa 20% inferior à dos homens, que foi de 71,64% (FGV-IBRE, com base em dados PNAD de 2021 / IBGE).

“Existe uma diferença entre a contribuição efetiva das mulheres para o cenário econômico e seu eventual protagonismo e liderança nos movimentos.”

No mercado financeiro, conforme dados divulgados pela EVE, o número de mulheres investidoras na Bolsa de Valores de São Paulo passou a marca de 1 milhão, mas o ritmo do crescimento da participação feminina caiu para 23,2% (B3, março/2022).

A ideia por trás da EVE DAO

A EVE, nome que é uma referência ao início da existência, surge para empoderar mulheres de todas as idades e classes sociais, no Brasil e em qualquer lugar do planeta, compartilhando conhecimento e experiências em torno da vanguarda tecnológica, principalmente a associada a este novo mercado de produção de bens culturais, e fornecendo informações confiáveis e independentes sobre questões financeiras ligadas à criação e à compra e venda de produtos em NFT.

Todas as ações da organização, inclusive as de apoio a programas mundiais dedicados ao empoderamento feminino, estão fundamentadas nos conceitos principais da Web 3.0: descentralizar as informações, garantir a mais ampla segurança sem intermediários e com transparência, ampliar o acesso e promover maior atuação e autonomia dos usuários.

“Estamos vivenciando transformações poderosas na Internet, migrando da Internet baseada na troca de informações para a Internet baseada na troca do valor“, afirma Cintia Ferreira.

As fundadoras da DAO

Além de Cíntia Ferreira, o conjunto das fundadoras que surgiram com a ideia da EVE, foi inicialmente formada por dez mulheres: Ana Laura Magalhães, Cintia Ferreira, Elektra, Kim Farrell, Nina Silva, Nubia Mota, Paula Lima, Roberta Antunes, Simone Sancho e Samara Costa. 

Ana Laura Magalhães – Former partner XP Inc., especialista em investimentos, Forbes Under 30, criadora da ONG Humana, autora do livro Invista depois de ler. 

Cintia Ferreira – Empreendedora, engajada nas causas de empoderamento feminino, representatividade e equidade de gênero. Fundadora da EVE e co-fundadora da Belong Be. 

Elektra – Fotógrafa, cantora, compositora e roteirista, Lívia Elektra reúne vários prêmios musicais e turnês ao lado de nomes como Paramore, Charlie Brown Jr. e Skank. Atual vocalista da banda VENVS, foi eleita uma das 100 pessoas da música mais influentes do Brasil no Twitter. Como fotógrafa, integra a plataforma SuperRare e foi considerada pela NFTPhotographers um dos melhores fotógrafos do mundo, sendo atualmente a principal fotógrafa brasileira em destaque na comunidade NFT. 

Kim Farrell – Norte-americana, diretora de Marketing, LATAM e US no TikTok, formada em Estudos Latino-Americanos e Políticas Governamentais em Harvard. Já integrou o marketing do Google, foi Diretora de Marketing para a América Latina do Booking.com e foi eleita uma das 10 melhores CMOs pela Forbes 2022. 

Nina Silva – CEO e co-fundadora do Movimento Black Money e da fintech D´Black Bank, executiva em tecnologia há mais de 20 anos, considerada pela Forbes uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil e eleita a Mulher Mais Disruptiva do Mundo pelo Global Women In Tech Awards (2021). 

Núbia Mota – Growth e Marketing para a Adobe na América Latina, embaixadora do grupo Mulheres no E-commerce. Em 2022, foi uma das finalistas do prêmio E-commerce Brasil na categoria Marketing & Vendas. 

Paula Lima – Formada em Direito (Mackenzie) e Publicidade (Faap), a cantora e compositora brasileira Paula Lima é uma das mais respeitadas personalidades de música brasileira, com participação ativa também em televisão e teatro.

Roberta Antunes – Sócia e Chief of Growth na Hashdex, empreendedora de longa data em tecnologia, co-fundou o site Hotel Urbano em 2011, empresa considerada um dos primeiros unicórnios brasileiros. 

Simone Sancho – Co-fundadora e CEO da Belong Be, já atuou como Diretora de Digital da Sephora do Brasil e do Grupo Uni.co, que reúne empresas como Imaginarium e Puket. 

Samara Costa Spinelli – Empreendedora, designer, publicitária, co-fundadora da Igroup Care e da S-cards, onde atua como Diretora Criativa.

Siga o Crypto Times no Instagram!

Fique por dentro de tudo o que acontece no universo cripto de forma simples e prática! Todo dia conteúdos recheados de imagens, vídeos e muita interação. Desde as principais notícias no Brasil e no mundo até as discussões do momento. Você terá acesso ao mundo das criptomoedas, finanças descentralizadas (DeFi), NFTs, Web 3.0 e muito mais. O universo cripto não tem idade, é para você! Conecte-se com o Crypto Times! Siga agora o nosso perfil no Instagram!

Repórter do Crypto Times
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.