Saúde

Não assuma que pandemia está perto do fim, alerta OMS

24 jan 2022, 8:19 - atualizado em 24 jan 2022, 14:45
Tedros Adhanom Ghebreyesus
Entretanto, Tedros Adhanom Ghebreyesus disse que é possível neste ano sair da fase aguda da pandemia em que a Covid-19 representa uma emergência sanitária global (Imagem: Laurent Gillieron/Pool via REUTERS)

O chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta segunda-feira que é perigoso assumir que a altamente transmissível variante Ômicron anuncia o fim da fase mais aguda da Covid-19, e pediu aos países que mantenham foco para vencer a pandemia.

“É perigoso assumir que a Ômicron será a última variante e que estamos no final (da pandemia)”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus na reunião do Conselho Executivo da OMS sobre a pandemia que já dura dois anos e matou quase 6 milhões de pessoas em todo o mundo.

“Pelo contrário, globalmente as condições são ideais para que surjam mais variantes.”

Embora a Ômicron tenha elevado o total de casos para quase 350 milhões, seu impacto menos letal e a crescente prevalência de vacinas levaram em algumas partes ao otimismo de que o pior da pandemia pode ter passado.

Tedros, o primeiro chefe africano da OMS que concorre sem oposição a um segundo mandato, pediu disciplina e unidade no combate ao coronavírus.

“A pandemia de Covid-19 está entrando em seu terceiro ano e estamos em um momento crítico”, disse ele em coletiva de imprensa mais cedo. “Devemos trabalhar juntos para encerrar a fase aguda desta pandemia. Não podemos deixar que ela continue se arrastando, oscilando entre o pânico e a negligência.”

Os países devem maximizar as estratégias e ferramentas já disponíveis, como testes e vacinas, para que a emergência sanitária global termine neste ano, acrescentou.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.