Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Dividendos: analistas elegem Vale como a melhor ação para julho; veja ranking

Diana Cheng
05/07/2021 - 17:04
Vale
A mineradora está presente no portfólio do Santander, que a vê bem posicionada para aproveitar a manutenção da forte demanda por minério de ferro (Imagem: REUTERS/Pilar Olivares)

Analistas de 19 instituições escolheram a principal ação para investir em julho, levando em consideração a distribuição de proventos. Dessa vez, Vale (VALE3) garantiu o título de ação preferida nas carteiras recomendadas de dividendos de bancos e corretoras, tendo recebido dez indicações no mês.

A mineradora está presente no portfólio do Santander (SANB11), que a vê bem posicionada para aproveitar a manutenção da forte demanda por minério de ferro.

Além disso, a Vale surpreendeu o mercado ao anunciar em junho a distribuição de R$ 2,18 por ação em dividendos – o que, na opinião do Santander, indica uma maior confiança da empresa em suas operações e menor incerteza sobre os negócios em que atua.

A Vale também é a aposta do Safra em julho. O banco destacou o baixo nível de endividamento da companhia, que deve seguir gerando forte fluxo de caixa, o que leva a pagamentos de dividendos atrativos.

Maior geração de fluxo de caixa livre do setor

Vivo
A Vivo tem a maior geração de fluxo de caixa livre do setor de telecomunicações, destacou o Safra (Imagem: Renan Dantas/Money Times)

Com nove indicações, a Vivo (VIVT3) garantiu o posto de segunda melhor empresa pagadora de dividendos em julho. A companhia também é um dos ativos sugeridos pelo Safra e pelo Santander.

O Safra destacou que a Vivo tem a maior geração de fluxo de caixa livre do setor de telecomunicações graças a uma combinação de alta lucratividade e menos investimento. O banco vê um bom ponto de entrada na ação e acredita que a operadora vai se beneficiar da consolidação do setor de telefonia móvel.

O terceiro lugar da lista é dividido entre duas velhas conhecidas quando se fala de dividendos: BB Seguridade (BBSE3) e Taesa (TAEE11).

A BB Seguridade, que foi a mais indicada em junho, continua chamando atenção pelo seu perfil defensivo e previsível. A Taesa, um nome do setor elétrico bastante apreciado pelo bom histórico de distribuição de proventos aos acionistas, está presente nas recomendações da XP Investimentos, que enxerga a empresa bem confortável para manter o pagamento de 100% de seus lucros em 2021.

Empresas Indicações
1ª colocação Vale 10
2ª colocação Vivo 9
3ª colocação BB Seguridade 8
3ª colocação Taesa 8

Reforma tributária

A tributação de dividendos voltou a ser assunto no mercado. No fim de junho, o Ministério da Economia apresentou à Câmara dos Deputados a segunda etapa da reforma tributária. A proposta inclui o fim da isenção tributária para juros sobre capital próprio (JCP) e a tributação de dividendos em 20%, com isenção para até R$ 20 mil recebidos por mês.

Esse deve ser um dos principais tópicos de julho. Segundo a Ágora Investimentos, as discussões envolvendo a reforma poderão elevar a volatilidade das ações. A corretora destacou que é preciso acompanhar de perto o assunto.

Levantamento

O levantamento do Money Times levou em consideração as informações das carteiras de dividendos divulgadas por 19 instituições. Foram indicadas em julho 47 ações, somando 130 recomendações.

Participaram do levantamento Ágora, Ativa Investimentos, BTG Pactual, Easynvest, Eleven, Elite Investimentos, Empiricus, Genial Investimentos, Guide Investimentos, Inversa, Mirae Asset, MyCap, Nova Futura, Planner, Safra, Santander, Terra Investimentos, XP e Warren.

Empresas Indicações
Vale 10
Vivo 9
BB Seguridade 8
Taesa 8
Itaúsa 7
Cyrela 6
Transmissão Paulista 6
B3 5
Engie Brasil 5
Bradesco 4
Porto Seguro 4
Alupar 3
BR Distribuidora 3
Bradespar 3
Copel 3
Ambev 2
Banco do Brasil 2
Banrisul 2
BrasilAgro 2
CPFL 2
Energias do Brasil 2
Fleury 2
Gerdau 2
Hypera 2
JBS 2
Minerva 2
Petrobras 2
Qualicorp 2
Sanepar 2
AES Brasil 1
CCR 1
Coca-Cola 1
Copasa 1
Ecorodovias 1
Hapvida 1
Iochpe-Maxion 1
Itaú Unibanco 1
Kepler Weber 1
Klabin 1
M. Dias Branco 1
Odontoprev 1
SLC Agrícola 1
Tim 1
Ultrapar 1
Randon 1
São Martinho 1
Caixa Seguridade 1

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Última atualização por Diana Cheng - 05/07/2021 - 17:15

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender
As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto