Ministério da Fazenda

Durigan diz que governo não discute desvincular reajuste de aposentadorias da regra do mínimo

21 ago 2026, 18:01 - atualizado em 21 ago 2026, 18:02
dario durigan fazenda
O ministro da Fazenda, Dario Durigan durante evento Brasil Mais Verde, 1º Fórum Econômico da Transformação Ecológica Brasileira, no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no centro do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, disse nesta sexta-feira que o governo não está tratando da possibilidade de desvincular aposentadorias e benefícios do INSS da regra do reajuste do salário mínimo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em entrevista à GloboNews, ele afirmou que mantém reuniões constantes com economistas de diferentes campos de pensamento, mas que não está discutindo propostas específicas e pontuais em conversas com o mercado financeiro.

“Não discutimos e não está colocada a desvinculação do salário mínimo dos benefícios tanto previdenciários quanto alguns sociais”, disse Durigan.

“O que eu tenho dito é que existe um compromisso de trajetória… O que precisamos sinalizar é a manutenção de uma regra fiscal que garante necessariamente que a despesa pública vai crescer menos do que a receita”, acrescentou.

Segundo o ministro, nesse processo o governo terá que diminuir gastos obrigatórios, aumentar a eficiência dos programas sociais e recompor receitas, fortalecendo o arcabouço fiscal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Questionado sobre os recentes pedidos de recuperação judicial de grandes varejistas no país, como a Casas Bahia, Durigan afirmou que não minimiza os problemas, mas negou haver cenário de crescimento exponencial de falências e recuperação judicial no setor, ressaltando que o varejo ainda apresenta crescimento.

“Não estamos falando de crise, há pujança em vários setores”, afirmou, ponderando que setores muito dependentes de crédito podem ter um comprometimento “em função da taxa de juros”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar