Empresas

É oficial! Conselho da Petrobras (PETR4) aprova eleição de Magda Chambriard para presidente

24 maio 2024, 9:47 - atualizado em 24 maio 2024, 9:58
magda-chambriard-petrobras
Magda Chambriard assume como presidente da Petrobras, após aprovação do conselho (Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Petrobras (PETR3PETR4) informou nesta sexta-feira (24) que, em reunião realizada hoje, nomeou Magda Chambriard como conselheira de administração e a elegeu como nova presidente da companhia.

Chambriard tomou posse em ambos os cargos nesta data e passou a integrar o conselho imediatamente, não sendo necessária a convocação de assembleia de acionistas para esse fim.

Na última quarta-feira (22), o conselho da empresa já havia dado o primeiro passo para aprová-la para o cargo e também como integrante do colegiado.

O conselho afirmou que ela preenche os requisitos necessários previstos nas regras de governança da companhia — Chambriard é ex-diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Quem é Magda Chambriard?

Magda Chambriard é mestre em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ e Engenheira Civil pela UFRJ. Tem especialização em Engenharia de Reservatórios e Avaliação de Formações e em Produção de Petróleo e Gás, na hoje denominada Universidade Petrobras.

Fez diversos cursos, além dos relativos à produção de óleo e gás, dentre os quais Desenvolvimento de Gestão em Engenharia de Produção, Negociação de Contratos de Exploração e Produção, Qualificação em Negociação na Indústria do Petróleo, Gerenciamento de Riscos, Contabilidade, Gestão, Liderança,
Desenvolvimento para Conselho de Administração.

Iniciou sua carreira na Petrobras, em 1980, atuando na área de Produção. Foi cedida à ANP para assumir a assessoria da diretoria de Exploração e Produção em 2002, quando atuava como consultora de negócios de E&P, na área de Novos Negócios de E&P da Petrobras. Na ANP, liderou também as superintendências de Exploração e a de Definição de Blocos, com vistas a rodadas de licitação.

  • Gigantes estatais têm os bastidores revelados. Ex-líderes se reúnem e “abrem o jogo” sobre experiência na Petrobras e Eletrobras. Descubra tudo ao vivo, participando do evento “Elas Revolucionaram as Estatais” no dia 28/05. Retire seu ingresso gratuito aqui. 

Assumiu a Diretoria da ANP em 2008 e a Diretoria Geral em 2012. Foi responsável pelas áreas de Auditoria, Corregedoria, Procuradoria, Promoção de Licitações, Abastecimento, Fiscalização da Distribuição e Revenda de Combustíveis, Recursos Humanos, AdministrativaFinanceira, Relações Governamentais além das relativas ao segmento de Exploração e Produção.

Veja o comunicado da Petrobras

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.