Internacional

Economia alemã está mais resiliente do que se esperava, diz BC alemão

23 jan 2023, 10:01 - atualizado em 23 jan 2023, 10:01
Economia Alemanha
“É possível que o crescimento do Produto Interno Bruto tenha estagnado por pouco no último trimestre de 2022, superando as expectativas anteriores”, disse o Bundesbank (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic/IIustração)

A economia da Alemanha está se mostrando mais resiliente do que o esperado, à medida que o estresse nos mercados de energia está diminuindo e os problemas na cadeia de suprimentos estão se dissipando lentamente, disse o banco central alemão nesta segunda-feira em um relatório econômico mensal.

Existe uma grande expectativa de que a Alemanha, que depende fortemente do gás russo, sofra uma recessão este ano, uma perspectiva que pesa sobre toda a zona do euro de 20 países.

“É possível que o crescimento do Produto Interno Bruto tenha estagnado por pouco no último trimestre de 2022, superando as expectativas anteriores”, disse o Bundesbank.

“Os dados divulgados recentemente foram melhores do que o esperado nas projeções de dezembro.”

Os preços do gás natural no mercado caíram mais da metade desde o início de dezembro, uma vez que o consumo continua fraco devido às temperaturas amenas e a Europa tem obtido mais gás no mercado do que o esperado.

Os subsídios do governo para aliviar o impacto dos altos custos de energia para famílias e empresas também ajudaram a aumentar a confiança e o consumo, acrescentou o Bundesbank.

Dados do PIB no primeiro trimestre para a zona do euro serão divulgados em 31 de janeiro e, embora as projeções oficiais vejam uma pequena contração, economistas e autoridades têm argumentado recentemente que o número pode até ser positivo, sugerindo que mesmo que o crescimento seja fraco, uma recessão pode ser evitada.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.